Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atividades educativas informam sobre risco do mosquito aedes aegypti

Ação promovida pela FMS segue até quinta-feira em diferentes pontos da cidade. Palestras e distribuição de panfletos estão entre as atividades

14/07/2015 07:14

Conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a dengue. Esse é o objetivo de uma série de atividades desenvolvidas esta semana pelo Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (Nesc), da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O cronograma, montado pela instituição, leva palestras e ações educativas para todas as regiões da capital. 

As atividades iniciaram ontem (13) com um estande montado no Hospital da Primavera. Quem passou pelo local, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti - principal vetor da dengue e de uma série de outras doenças. 

“Achei muito importante a explicação dos agentes sobre os perigos do mosquito da dengue. Ouvimos muito falar dos cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação, mas, em poucos lugares, temos a oportunidade de visualizar o mosquito e as suas larvas”, avalia a dona de casa Joana Silva, que esteve no hospital para uma consulta de rotina. 

Foto: Ana Paula Diniz/ O Dia

Durante as atividades educativas, os membros do Nesc apresentam à população os materiais utilizados pelos agentes de saúde para identificar a presença de focos do mosquito. “Em algumas casas, enfrentamos certa resistência para fazer o trabalho de identificação de focos de dengue. Com essas atividades também queremos mostrar, para a população, a importância de receber os agentes de saúde em casa, pois só com os instrumentos adequados é possível fazer uma identificação correta dos focos”, explica Roberto Carlos Oliveira, membro do Nesc. 

Para a agente de saúde Francilene Nogueira, o aumento do número de criadouros na Capital acontece por conta da acomodação dos teresinenses. “A população recebe muita informação sobre a dengue, mas acaba se acomodando. A maioria das pessoas acha que nunca vai ser vítima da doença, e que apenas os vizinhos estão agindo errado em relação à prevenção do mosquito”, avalia. 

Programação 

As atividades educativas sobre a prevenção da dengue seguem hoje (14) na Unidade Básica de Saúde do Real Copagre, onde as equipes do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS vão distribuir materiais educativos e ministrarão palestras. 

Amanhã (15), diretores de 44 escolas da região do Grande Dirceu passam por uma capacitação do Nesc, cujo objetivo é fazer com que os gestores multipliquem o conhecimento no ambiente escolar. 

Na quinta feira, dia 16 de julho, a comunidade do Memorare, na zona Norte de Teresina, recebe as equipes de educação da FMS na Unidade Básica de Saúde local. Na ocasião, os profissionais vão realizar a distribuição de panfletos educativos e materiais reciclados a partir de possíveis focos do mosquito, como garrafas pet.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: