Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atividade ambiental conscientiza moradores do bairro Nova Brasília

Ação visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e da preservação das lagoas localizadas na região Norte da capital

01/08/2015 08:23

Os moradores do bairro Nova Brasília, na zona Norte de Teresina, participaram ontem (31) do Dia D de Ação Ambiental. O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e preservação das lagoas da região Norte da capital. 

Educadores ambientais visitaram as residências distribuindo folhetos educativos sobre os danos causados pelo lixo descartado de forma incorreta nas lagoas. Já os técnicos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Centro-Norte (SDU/ Centro-Norte) deram início à retirada dos aguapés da Lagoa do Mazerine. A limpeza é parte de uma ação integrada entre a Fundação Municipal de Saúde, Semplan, SDU/Centro-Norte, Semtcas, Semam e Semec. 

“O nosso foco é informar a população que ela é nossa parceira no cuidado com o meio ambiente. A Lagoa do Mazerine é uma área que está intensamente poluída, por conta de materiais orgânicos depositados pelos próprios moradores da região. A cidade é construída por todos e a limpeza também depende de todos”, explica Conceição Ferreira, coordenadora social do Programa Lagoas do Norte. 

A qualidade da água consumida pelos moradores e as condições de higiene das residências da região também foram observadas pelos educadores ambientais da Prefeitura. “Foram realizadas entrevistas com os moradores do entorno da lagoa, e essas informações vão servir de base para futuras ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida deles”, afirma Conceição. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Os trabalhos de conscientização ambiental com a população que mora nas proximidades das lagoas da zona Norte da capital deve ser intensificado no segundo semestre. Ações como a realizada no bairro Nova Brasília devem chegar a outros pontos considerados vulneráveis por conta da poluição. 

“Cabe ao município a coleta regular do lixo e a requalificação dos mananciais, mas a população também é responsável por tornar a cidade mais limpa, pois ela que produz o lixo, e o destino dele é de responsabilidade dos moradores”, explica a coordenadora social do Programa Lagoas do Norte. 

 Lagoa do Mazerine era ponto de lazer para os jovens na década de 90 

A Lagoa do Mazerine existe há mais de 40 anos e é resultado da exploração do massará e da argila na região da Nova Brasília. Segundo os moradores mais antigos, o local já foi um dos pontos de lazer mais visitados da zona Norte da capital, mas, com o crescimento da área, acabou se tornando cada vez mais poluído. 

Albertino Ribeiro, um dos primeiros moradores da região, lembra que, até a década de 90, os moradores ainda utilizavam a lagoa para pescar e tomar banho. “Aqui era um local receptivo, que atraía pessoas de vários lugares para pescar. Hoje em dia, a lagoa está totalmente contaminada, e ninguém tem mais coragem de utilizá- la. Se as pessoas não se conscientizarem, a situação vai ficar cada vez pior”, avalia o morador. As vizinhas Francisca Ribeiro e Antônia Francisca Costa moram bem próximo à Lagoa do Mazerine. Segundo elas, a maior parte do lixo descartado no leito da lagoa é proveniente de moradores de outros bairros vizinhos. 

“Vem gente do São Joaquim, Poti Velho, e de vários outros bairros da zona Norte jogar todo tipo de lixo aqui. Até mesmo animais mortos eu já vi pessoas jogando dentro da lagoa. Isso prejudica principalmente quem mora aqui perto, e tem filhos pequenos”, desabafa Francisca Ribeiro. 

Antônia Francisca Costa afirma que evita deixar os seus filhos brincarem nas proximidades da lagoa. Segundo ela, vários moradores já adoeceram por conta da poluição na área. “Esse é um problema que se arrasta há muito tempo aqui na Nova Brasília. O lixo e o esgoto dentro da lagoa causam muitas doenças, principalmente para as crianças”, conclui.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: