Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Assaltos próximos ao Parque Lagoas do Norte assustam moradores

Temendo por sua segurança, muitos evitam sair de casa e até mesmo passear no Parque. Outros reforçam as grades de portas e janelas de casa.

29/07/2016 07:23

Os moradores que residem no bairro Matadouro, próximo ao Parque Lagoas do Norte, na zona Norte de Teresina, reclamam dos constantes assaltos que estão sendo realizados na região. Temendo por sua segurança, muitos evitam sair de casa e até mesmo passear no parque. Outros reforçam as grades de portas e janelas, na tentativa de evitar que os criminosos invadam suas residências.


Foto: Andrê Moura/ODIA


Como é o caso do comerciante Francisco Carvalho, que mora no bairro há mais de 50 anos. Há cinco anos, ele colocou grades na porta de seu estabelecimento comercial, assim como na janela pela qual atende os clientes. Mesmo assim, ele garante que não se sente seguro e que esses artifícios não impedem os assaltantes de tentarem contra o patrimônio.

“Quanto mais colocamos segurança, mais os bandidos tentam entrar nos lugares. Eles destroem tudo só para entrar na casa das pessoas e levar as poucas coisas que temos. A gente coloca as grades para ver se tem mais segurança, mas não significa que conseguimos ter”, disse.

Francisco acrescenta que, mesmo se prevenindo, é comum ouvir relatos de pessoas que tiveram suas residências ou comércios invadidos pelos criminosos. O comerciante ainda destaca que os bandidos estão muito audaciosos e que, se nem os bancos, que possuem segurança reforçada e câmeras de vigilância, estão livres das ações dos assaltantes, quem dirá o cidadão comum.

“A gente se previne, mas evitar não evita. Se fosse assim, eles não arrombavam os bancos, que têm cofres feitos de ferro. Aqui no bairro, está tendo muitos assaltos, mesmo com a presen- ça da Polícia. Quando eles [os bandidos] veem uma viatura se aproximando, se escondem e em seguida continuam cometendo os delitos”, fala, acrescentando que os assaltos são cometidos principalmente por pessoas em motocicletas e bicicletas, e que os objetos roubados são, geralmente, celulares e bolsas.

A costureira Maria de Jesus Alves, que mora no bairro há 36 anos, também afirma que não se sente segura. Ela cita que, nas ruas ao redor do Parque Lagoas do Norte, a quantidade de assaltos tem aumentado a cada dia, mesmo com a presença de viaturas policiais. A moradora relata que os assaltos acontecem a qualquer hora do dia e da noite, e que os criminosos abordam as pessoas, de forma brusca, e levam todos seus pertences.

“Eles chegam, abordam as pessoas, levam celular, bolsa, o que a pessoa tiver. Poucas vezes, vemos um carro da Polícia passando e, quando a gente precisa e chama eles, demoram a chegar. Para melhorar, eu acho que deviam colocam um posto de Polícia mais perto. Tem um na nova Brasília, o 7º DP, e o 9º BPM perto do Lagoas do Norte, nas não tem um mais para dentro do bairro, e isso não adianta nada”, finaliza Maria de Jesus Alves.

Policiamento

Segundo o coronel Vicente Carlos, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o policiamento ostensivo está funcionando de forma adequada na região do Parque Lagoas do Norte e bairros adjacentes. Ele reforça que há 10 viaturas trabalhando 24 horas na cobertura dos 42 bairros que competem ao Batalhão, e salienta que a Polícia está fazendo seu trabalho de maneira regular.
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: