Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Assaltos constantes assustam moradores do bairro Morada Nova

População relata que crimes acontecem em qualquer horário do dia e que raramente veem policiais fazendo ronda na região.

27/03/2015 08:04

Os moradores do bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, andam assustados. Isto porque, a onda de violência tem crescido consideravelmente na região nos últimos anos. O medo é tanto que algumas pessoas sentem-se temerosas de sair de casa até para ir ao mercado, escola ou trabalho.

 Quem aguarda o coletivo nas paradas de ônibus também não se sente seguro e afirmam que os assaltos são constantes. A estudante Nalida Rabelo, de 19 anos, conta que presenciou um assalto na última quarta-feira (25), quando uma jovem descia do coletivo e foi abordada por dois criminosos que estavam em uma motocicleta. Segundo ela, os assaltantes aparentavam ser maiores de idade. 

Foto: Marcela Pachêco/ ODIA

A estudante disse ainda que crimes acontecem em plena luz do dia. “O assalto dessa menina aconteceu mais ou menos umas 10h, na frente de um monte de gente. Mas aqui não tem isso de horário e não importa se tem pouca ou muita gente, eles assaltam e vão embora”, pontua. 

Com o policiamento precário, os criminosos sentem-se livres para praticar os crimes, sem risco de serem pegos. Nalida Rabelo relatou que a Força Nacional esteve na região apenas uma vez, durante uma blitz. A jovem relata que já foi assaltada na frente de sua residência e o criminoso levou seu celular. 

“Já tentaram levar o carro da minha mãe, com ela dentro. Ela procurou a Delegacia de Homicídios, que é aqui perto, mas eles não foram ao local. Eles ficam lá dentro e não veem nada. Eu só vejo policial fora quando está chegando algum bandido, mas, se a gente precisar, não tem”, lamenta. 

Nalida denuncia ainda que raramente vê a presença de policiais do Ronda Cidadão ou do Rone pelo bairro. Para ela, os criminosos vêm de bairros vizinhos, como Promorar, Dirceu e Bela Vista, e aproveitam que no Morada Nova residem muitos estudantes para cometerem os assaltos. Nalida confessa que tem medo de sair de casa e evita andar sozinha. “Eu fiquei muito traumatizada com o assalto que vi, mais até do que a menina que foi assaltada. Teve uma tentativa de assalto que o ladrão começou a xingar a menina, então ela começou a gritar e os vizinhos apareceram. Ela teve sorte que ele não estava armado, senão...”, desabafa. 

A dona de casa Isabel Duarte mora há 14 anos no bairro e conta que os criminosos são tão audaciosos que estão até invadindo os prédios para cometerem os crimes. “Eles veem a pessoa entrando no prédio e vão atrás, aí assaltam e vão embora. Outra vez, a gente viu um homem de moto entrando em um prédio e batendo na porta de uma mulher, mas, por sorte, ela não abriu, senão ele teria assaltado a casa dela”, destaca

Por: Isabela Lopes-Jornal O Dia
Mais sobre: