Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista denuncia 'abuso de autoridade' da Guarda Municipal no Parque Cidadania

Fábio Christian diz que guardas fazem revistas em jovens apenas por serem negros e estarem vestidos com roupas de estilo alternativo.

03/02/2017 15:02

O artista Fábio Christian, vocalista do Eletrique Zamba, usou seu perfil no Facebook para fazer uma denúncia contra a Guarda Municipal de Teresina.

Segundo Fábio, há alguns dias ele e sua esposa testemunharam alguns guardas realizando revistas em jovens que estavam no Parque Estação Cidadania, localizado no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. De acordo com o artista, os guardas realizaram as abordagens aos jovens sem qualquer motivo aparente, apenas porque eram negros e estavam vestidos com roupas de estilo alternativo. Além disso, os guardas teriam feito a revista aos jovens com armas em punho e também com aparelhos de eletrochoque, que têm baixa letalidade e são usados para imobilizar momentaneamente um suspeito.

Fábio Christian relata que os guardas chegaram a acionar o equipamento de choque, com o intuito de intimidar os jovens durante a revista (leia o depoimento de Fábio na imagem ao lado).

Para o artista, a postura da Guarda Municipal configura abuso de autoridade e assusta todos os frequentadores do Parque Cidadania, inclusive aqueles que não são submetidos às revistas.

"Outras pessoas que não são potenciais marginais, como eles consideram, também estão achando essa atitude um absurdo. Ficam intimidadas. Enquanto esses jovens levavam baculejo, eu vi que uma criança assustada chamava a mãe para ir embora. Minha esposa, que é professora de Direito Penal da Uespi, chegou a questionar a atitude dos guardas, mas eles não ficaram constrangidos e continuaram com a revista", ressalta Fábio Christian.

O artista disse que recolheu assinaturas de frequentadores do parque e que pretende formalizar uma denúncia contra o órgão na Defensoria Pública do Estado.

A reportagem do portal O DIA tentou contato por telefone com o delegado Samuel Silveira, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, órgão ao qual a Guarda Municipal é vinculada, mas as ligações não foram atendidas.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: