Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artesãos comemoram abertura de Galeria de Arte Santeira

O espaço foi aberto na última semana e fica localizado no Parque Estação Cidadania.

29/06/2016 07:50

O Piauí tem na arte santeira uma das suas maiores potencialidades culturais. O ofício ganha destaque histórico ao atravessar e resistir às gerações e importância econômica ao gerar renda aos artesões. O segmento artesanal agora conta com uma galeria direcionada exclusivamente para dar mais notoriedade às produções. O espaço foi aberto na última semana e fica localizado no Parque Estação Cidadania. 

(Fotos: Assis Fernandes/ O Dia)

A criatividade e a beleza da arte santeira, executada por artistas piauienses, chamam a atenção pela diversidade das peças e pelo equilíbrio que une a escultura a temas da religiosidade

A galeria tem um acervo com aproximadamente 50 obras de artistas locais apoiados pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), responsável pela gestão desse equipamento. São anjos, santos, profetas e outras imagens com significado sagrado criadas através de projetos desenvolvidos pelo órgão. 

No espaço estão expostas obras de grandes artistas santeiros como o Mestre Dim, que se começou a entalhar suas primeiras peças há cerca de 40 anos, com incentivos de seu tio, Mestre Dezinho, considerado um dos maiores expoentes da arte santeira. 

"É muito gratificante ver meu trabalho ganhar espaço em uma galeria como essa. Sem dúvida o local vai dar mais visibilidade para nossa arte santeira. A cidade estava precisando de um lugar assim, dedicado a valorizar o talento dos artistas. O local está maravilhoso”, disse mestre Kim, que tem peças espalhadas por diversos países. 

Quem também comemora a abertura do espaço é o artesão Martins Abreu Júnior, conhecido como mestre Júnior. Ele começou a confeccionar peças ainda na adolescência, inspirado por familiares carpinteiros e outros artistas. Há 50 anos o ofício é a sua única fonte de renda. Para mestre Junior, o espaço é uma forma de levar o trabalho que desenvolve até a população. 

“O museu foi inaugurado e é um espaço que vai funcionar muito bem em benefício do nosso trabalho. Essa é uma iniciativa que nós, artesãos, estávamos precisando. Toda as vezes que abre um local para a exposição das nossas peças melhora muito a nossa divulgação e beneficia muita a gente”, conta mestre Júnior. 

A Galeria de Arte Santeira fica instalada na antiga casa de máquinas e reparo de trens, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por isso, a estrutura foi preservada e contou com algumas intervenções, que foram autorizadas e acompanhadas devidamente pelo órgão. O espaço é aberto ao público para a visitação diariamente.

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: