Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

APPM, UESPI e UFPI planejam parcerias para capacitar servidores municipais

APPM, UESPI e UFPI planejam parcerias para capacitar servidores municipais

01/02/2017 09:08

Com o objetivo de traçar parcerias para a capacitação dos servidores públicos municipais de todo o Estado, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, esteve na manhã desta terça-feira (31), nas Universidades Estadual e Federal do Piauí. A intenção do gestor é promover parcerias e levar cursos de formação continuada, além de pós-graduações, para servidores das administrações e a comunidade.

A primeira reunião para formulação do projeto aconteceu com o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), prof. Dr. Nouga Cardoso, e uma equipe de técnicos da Universidade, onde foi proposta a formulação de um convênio que promova a oferta de cursos de capacitação para servidores públicos municipais.

“A UESPI deve muito aos municípios quanto a expansão e popularização do ensino superior. Agora, podemos avançar em qualificação, através de cursos de extensão e de especialização, inicialmente nas áreas de Controle Interno, Administração Pública e Ciências Contábeis. Sou muito otimista em relação aos resultados que podemos obter através dessa parceria”, declarou o reitor Nouga Cardoso.

O primeiro passo, antes da assinatura do convênio entre as partes, será um diagnóstico contendo informações dos municípios, suas necessidades e o número de servidores a serem contemplados. A análise também deverá apontar de onde partirão os recursos que irão assegurar o desenvolvimento do projeto.

O presidente da APPM revelou que, inicialmente, serão beneficiados técnicos administrativos de municípios menores, pois são neles onde, naturalmente, existem as maiores deficiências.

“Depois desse levantamento traçaremos um plano para auxiliar os municípios a qualificarem seus servidores, especialmente os que executam os processos administrativos. Isso é importante, pois os municípios têm muitas dificuldades nessa área. É um ponto fundamental para que otimizem a gestão pública, a captação de recursos, os métodos de aplicação e prestação de contas”, destacou Gil Carlos.

Esse foi o primeiro contato estabelecido entre APPM e UESPI após Gil Carlos assumir a direção da Associação, sendo esse o segundo convênio firmado entre as partes. Ano passado a UESPI estreitou parceria com a APPM no intuito de capacitar os agentes comunitários de saúde; esse projeto já encontra-se em fase de construção.

Participaram também da reunião o pró-reitor de Planejamento e Finanças da UESPI, Paulo Henrique Pinheiro; a pró-reitora de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo; o pró-reitor de Extensão, Raimundo Dutra; a representante da Assessoria Jurídica da UESPI, Edileusa Sampaio e a pró-reitora Adjunta de Ensino e Graduação da IES, Eliene Pierote.

Na UFPI

Em seguida, o presidente da APPM encontrou-se com o reitor da UFPI, prof. Arimatéia Dantas, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), André Macedo e a prefeita da UFPI, Gabriela Celso. A intenção é aproveitar a estrutura da Universidade, através da Educação à Distância, para fomentar parcerias que promovam o aprendizado dos servidores municipais.

WhatsApp Image 2017-01-31 at 14.11.05.jpeg

“Hoje, a UFPI está presente em cem municípios do Piauí, seja com um campus, polo ou núcleos da Universidade Aberta (UAB). Podemos contribuir com tecnologia e a expertise necessária à modernização da gestão pública”, salientou o pró-reitor.

WhatsApp Image 2017-01-31 at 14.11.42.jpeg

Gil Carlos esclareceu que as controladorias, ouvidorias, os setores de patrimônio ao almoxarifado dos municípios necessitam de qualificação para a dinamização do trabalho. O gestor destacou a área tributária como viés de desenvolvimento municipal.

“Precisamos de soluções que promovam a modernização das gestões municipais tanto na gestão pública quanto em eficiência energética, tecnológica, financeira, enfim, em diversas áreas para que eles se desenvolvam por completo”, destacou o presidente, colocando que a UFPI é essencial nesse processo, por ser um dos maiores centros de produção de conhecimento do Estado.

O presidente da APPM também pediu apoio no sentido e implantar o “Selo de Boas Práticas”, atividade que pretende premiar as gestões municipais de destaque, multiplicando as metodologias e soluções criadas aos demais municípios. A UFPI criaria critérios para a adoção desse prêmio.

O gestor municipalista solicitou, ainda, apoio técnico da UFPI nas áreas de Tecnologia da Informação, PDTI, sistemas de controle e Transparência, Eficiência Energética, capacitação relacionada aos Planos de Saneamento Básico (PSB).

Fonte: Ascom
Mais sobre: