Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovens criam aplicativos que monitoram ônibus de Teresina em maratona

As equipes responsáveis pelos aplicativos selecionados têm um mês para aprimorar seu projeto para uma nova apresentação.

24/05/2016 12:14

A organização do I Hackaton Strans Inthegra anunciou quais foram as ideias selecionadas durante a maratona de desenvolvimento de aplicativos, ocorrida no último sábado (21). Os aplicativos são voltados para a melhoria do transporte público de Teresina. O evento foi feito numa parceria do Instituto Interaje, STRANS (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e Prefeitura de Teresina.

(Fotos: Divulgação)

Os aplicativos selecionados foram:

Boozu Teresina Hacker Clube - O Boozu é um serviço de mapeamento do transporte público em Teresina, que apresenta em tempo real a localização dos veículos e dos pontos de ônibus, visando uma melhor experiência para os usuários do sistema de transporte na cidade.
StarBus - Uma plataforma crowdsourcing para engajar usuários de transporte público e disponibilizar dados estatísticos sobre o transporte local.

Buzu -  é um aplicativo para quem quer ficar no controle dos seus horários. Encontre seu ônibus, onde quer que ele esteja, e já está disponível para download.

As equipes responsáveis pelos aplicativos selecionados têm um mês para aprimorar seu projeto para uma nova apresentação, diante de empresários, gestores e jornalistas. O grande vencedor da competição recebe o prêmio de R$ 5 mil.

O I Hackaton Strans Inthegra - Mobilidade Urbana aconteceu no último sábado. Cerca de 60 programadores se dividiram em 12 equipes com a missão de desenvolver um aplicativo para melhorar a mobilidade urbana da capital. Os "maratonistas" trabalharam durante 24 horas sem parar, das 20h de sexta-feira até a noite de sábado.

"Nossa competição não tem primeiro lugar, segundo lugar..." explica o presidente do Instituto Interaje, Joseler Martins. Ele contaque, apesar do resultado da maratona, muitos grupos que participaram da maratona e não foram selecionados colocarão seus aplicativos no ar. "O evento mostra que a comunidade é atuante e que pode desenolver soluções para cidade em pouco tempo. Basta o incentivo, poder público liberar e empresas quererem, por que os meninos estão desenvolvendo direto!", comenta Joseler.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (Estagiário)
Mais sobre: