Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aplicativo feito por piauienses mapeia ônibus e paradas de Teresina

StarBus possibilita ao usuário saber o trajeto das linhas, quais ônibus passam por determinada parada e até a localização do veículo no mapa.

24/06/2016 12:25

O vencedor do concurso Hackaton Strans Inthegra foi conhecido no fim da tarde de ontem (23). O aplicativo StarBus foi o vencedor, após ser avaliado por representantes do Instituto Interaje, Strans e pelo prefeito Firmino Filho.

A aplicação fornece informações para o usuário do transporte público da capital, desde o trajeto das linhas, quais linhas passam em uma parada, e quais o passageiro precisa pegar para chegar a determinado local. O StarBus também trás a possibilidade do usuário comentar problemas do transporte público e avaliar os serviços de cada parada de ônibus, assim fornecendo informações para os órgãos competentes quanto às condições do trajeto, de paradas e de veículos.

Outra funcionalidade que deve fazer sucesso é a de o passageiro poder ver no mapa a localização do ônibus que deseja pegar. Os carros são mapeados por um sistema de GPS, atualizado a cada 30 segundos. Segundo um dos criadores do StarBus, o programador Luan Pontes, essa função conseguiu reaproveitar uma estrutura já criada pela Strans para rastreamento dos veículos.

“O principal problema do usuário de transporte público hoje é a falta de informação. As informações que usamos são dadas pelo Strans. Nossa ideia é, além de fornecer essas informações, também conseguir indicadores por parte dos usuários para os gestores. São avaliações vindas dos próprios passageiros, que são quem mais sabe dos problemas do transporte público”, comentou Luan Pontes.

Aplicativo também permite que usuário localize paradas próximas e saiba que linhas passam por elas. (Foto: Reprodução)

Para ele, a área de tecnologia tem potencial para crescer no Piauí, e não necessita de grandes investimentos para crescer. “A indústria, por exemplo, precisa de um investimento de milhões para gerar algo. Esse aplicativo foi feito por um custo muito baixo, enquanto o valor que pode ter para a sociedade é imenso. A tecnologia é algo que podemos produzir aqui e exportar para o mundo”, disse.

Luan Pontes, Silvio Silvestre, Douglas Alexandre e Rádames Santiago, idealizadores do StarBus, recebem prêmio do prefeito Firmino Filho (Foto: Reprodução/Facebook)

O StarBus já está disponível para download. Para baixar, basta acessar a PlayStore clicando aqui. A equipe de produção do aplicativo informa que em breve ele estará disponível para usuários dos sistemas IOS e Windows Phone. "Como 80% dos usuários de smartphone usam o Android, ainda estamos trabalhando só com ele. Vamos refinar o aplicativo, ainda tem muita coisa para melhorar, e depois tornar ele disponível para todos os sistemas", disse Luan Pontes.

Informações liberadas

Segundo Joselé Martins, coordenador do Teresina Digital, responsável pelo Hackaton, comenta que o Piauí é o terceiro estado brasileiro em que o acesso a informações sobre transporte público é liberado.

Ele explica que a Strans abriu sua API (Interface de Programação de Aplicativos, da sigla em inglês) que permite a programadores ter acesso a todos os dados colhidos pela secretaria, o que possibilitou a construção de aplicativos como o Starbus.

“O Starbus foi o vencedor, mas a base de dados da Strans está aberta. Isso abre a possibilidade para outras pessoas construírem novos aplicativos e fazer pesquisas”, disse.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (Estagiário)
Mais sobre: