Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apesar de pronta, obra da Barão de Castelo Branco ainda não foi entregue

Para evitar que os motoristas utilizem a via, foram colocadas barreiras. Mas ainda assim, os condutores encontram formas de invadir a pista.

05/01/2016 07:33

O que era para ser uma solução na mobilidade urbana tem se tornado um verdadeiro problema para quem mora na zona Sul de Teresina, nas proximidades da Vila da Paz. A obra do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco ainda não foi entregue e o trecho segue interditado. Mesmo assim, todos os dias, motoristas e motociclistas insistem em utilizar a via de forma irregular, o que gera acidentes e muitas reclamações por parte dos moradores.


Foto: Assis Fernandes/ODIA


A obra foi executada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DERPI) e tem como objetivo facilitar o trajeto entre a Avenida Gil Martins e Avenida Getúlio Vargas. Apesar de estar com o asfaltamento concluído, o trecho permanece sem sinalização e sem iluminação. Para evitar que os motoristas utilizem a via, foram colocadas barreiras. No cruzamento com a Avenida Gil Martins, a cerca de arame, que era utilizada para conter o fluxo de veículos, foi retirada pelos motoristas, que veem na via uma alternativa para fugir dos congestionamentos constantes da região. Já no entroncamento com a Avenida Getúlio, uma barreira com pedras e areia foi colocada na tentativa de evitar que os motoristas utilizem o novo trecho da Avenida Barão de Castelo Branco.

Por conta na demora na entrega da obra, motoristas de veículos de passeio, e até mesmo de vans, se arriscam diariamente. Na manhã de ontem (4), uma van, que trazia passageiros do interior do Maranhão, acabou atolando na barreira de areia. Os passageiros tiveram que descer do veículo e o motorista teve dificuldades para seguir viagem. Segundo ele, por não conhecer a cidade e o fato da via não possuir sinalização acabaram resultando no incidente.

Acidentes como o que aconteceu com esta van são comuns no trecho do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco. Segundo os moradores das proximidades, todos os dias, motoristas percorrem a via e cometem diversas infrações de trânsito, colocando em risco a vida de quem mora ou trabalha na região.

“Concluíram a obra, mas deixaram a gente abandonado. Não colocaram a sinalização, nem iluminação. Praticamente todos os dias, acontecem acidentes nessa avenida. Motoristas em alta velocidade, que não respeitam os moradores”, desabafa o morador Raulino Barbosa.

Mais reclamações

Ao longo do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, nenhum retorno foi construído, o que preocupa ainda mais os moradores, que dizem ser prejudicados com a forma que a obra foi realizada. “Ou a pessoa dá a volta na avenida inteira, ou tem que passar por cima do canteiro central. Muitos motoristas fazem isso e acabam colocando em risco os moradores, principalmente as crianças”, comenta a moradora Jaqueline Souza.

Outra reclamação comum de quem mora ou trabalha nas proximidades do trecho onde a obra foi realizada é em relação à segurança. Segundo os moradores, a falta de iluminação facilita a ação de assaltantes, que abordam motoristas e motociclistas, principalmente no período da noite.

“Depois das 7 da noite são muitos assaltos. Eles (assaltantes) aproveitam o momento em que a pessoa vai atravessar a barreira para abordar. Como não tem iluminação, eles conseguem fugir facilmente, e a polícia não consegue prendê-los. Há muito tempo, enfrentamos essa situação incômoda”, pontua o comerciante Francimar Fernandes, que trabalha nas proximidades.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: