Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apaixonados por ciclismo descobrem uma nova forma de conhecer a cidade

Integrantes do grupo Teresina Pedal Noturno percorrem diversos pontos da cidade toda semana.

16/08/2016 09:43

Todas as terças e quintas-feiras, eles se reúnem para conhecer Teresina de uma forma diferente: pedalando. Integrantes do grupo Teresina Pedal Noturno redescobrem a cidade a cada nova semana, percorrendo a cidade em cima das magrelas. 

O grupo existe há oito anos e, de lá para cá, a crescente no número de participantes é constante. Franklin da Silva, educador físico e um dos fundadores, lembra que no período das férias, o grupo chega a mobilizar 500 pessoas pelas ruas da cidade. 

(Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

“O Pedal Noturno surgiu da brincadeira de cinco colegas que pedalavam pela Avenida Raul Lopes. A cada dia que passavam atraiam mais pessoas, foi quando resolvemos organizar para que isso pudesse englobar todas as pessoas interessadas”, explica. 

Os percursos são organizados com antecedência e sempre contemplam uma zona diferente de Teresina. Itens de segurança e respeito as normas são essenciais para os praticantes do pedal. 

Durante o pedal noturno, são percorridos 20 quilômetros por noite. “A verdade é que se você for sozinho, você cansa, mas aqui não. Você vai pegando amizade, vão conhecendo os lugares e isso te motiva. Não é uma corrida, é um passeio”, destaca o educador físico. 

Tanto é um momento para desfrutar da cidade, que os dois grandes objetivos do grupo são fortalecer uma vida mais saudável, com a prática de exercícios, e também oportunizar o redescobrimento de Teresina. 

Para o coordenador e também educador físico, Charlie Maia, os reencontros com a cidade são semanais e importantíssimos na proposta do grupo. “Nosso enfoque é para o exercício físico, melhoria da qualidade de vida, mas também tem a parte cultural. Aqui, a pessoa acaba conhecendo um lugar que não conhecia, por conta do pedal proporcionar esse passeio a várias regiões. A ideia é ir conhecendo, valorizando e gostando da cidade através desse city tour”, afirma. 

A concentração do grupo acontece no passeio da Frei Serafim, com saída às 20h e volta às 22h. Não só Teresina é contemplada com os passeios do grupo, mas pela proximidade, a cidade do vizinho estado do Maranhão, Timon, também entra dentro da programação de passeios do Pedal. 

Praticantes destacam benefícios 

Para o engenheiro Alberto Carvalho, entrar no grupo de ciclismo foi uma escolha em prol da saúde, mas ele conta que a experiência foi para além da qualidade de vida. “Eu estou recente, só faz dois meses, escolhi fazer o Pedal porque é uma prática saudável e precisava desenvolver alguma atividade. Mas acho muito interessante conhecer Teresina dessa forma”, explica. 

É o que pensa a bióloga Mara Fortes. Natural de Recife, ela explica que pedalar pela cidade é uma forma de se situar no arranjo de Teresina. “Como aqui as ruas são todas certinhas, é tudo muito planejado, antes, eu não sabia qual a diferença de estar em um bairro ou outro, com o pedal, eu já consigo me situar”, lembra. 

Conhecendo a cidade a cada nova pedalada, também dá para ver mais de perto os problemas ainda enfrentados, principalmente nas zonas mais periféricas de Teresina. Mara destaca que a falta de saneamento e o acumulo de lixo são problemas em alguns pontos da Capital.

Avenida na zona Leste é reinventada para que teresinenses aproveitem para práticas esportivas 

A função primeira de uma avenida é favorecer o fluxo de veículos automotivos para dar maior fluidez a mobilidade da cidade, mas nem sempre ela só é utilizada dessa forma. A Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, é um exemplo de como os espaços podem ser reinventados. Aos domingos, o local é fechado para propiciar que as pessoas possam aproveitar para práticas de atividades esportivas. 

(Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

A via é o local escolhido por Adriana Andrade para suas corridas semanais. A segurança e ambiente acolhedor são os pontos destacados pela jovem para a Avenida ser o local escolhido por ela dentro do arranjo da cidade.

Para Luiza Saldanha, os destaques também são similares. “Aqui a gente se sente segura, protegida, é um espaço apropriado para trazer as crianças e também praticar exercícios”, explica. 

O fluxo de grupos de corrida, ciclistas, famílias ou amigos é intenso durante todos os domingos. Mas não só no último dia da semana. O local também já é consolidado em Teresina para a prática de atividades durante a semana. 

Da mesma forma, a Avenida Maranhão, na zona Norte de Teresina, se tornou atrativa para os amantes de caminhada e corrida. É lá que as amigas Janaira Alves e Catiana Silva cumprem a cota de exercício diária. 

“Aqui é ótimo, por conta da sombra, e pelo fato de muita gente vir para cá a gente se sente mais segura. Não dá é para ficar parada”, explica Janaira.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: