Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Antiga Marginal Sul vai receber o nome de Avenida Padre Florêncio Lecchi

Esta é uma das 130 vias que vão receber nomenclatura de personalidades que foram sorteadas em um concurso cultural da Prefeitura de Teresina

31/07/2015 07:19

No início desta semana,foi realizado o sorteio para definir a localização das vias públicas que receberão os nomes selecionados no concurso cultural ‘Se Essa Rua Fosse Minha’. O certame foi realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). Ao todo, 130 pessoas foram escolhidas e serão homenageadas com seus nomes denominando ruas e avenidas da capital. 

Os nomes foram sugeridos por familiares e amigos, que ficaram bastante emocionados com o resultado do concurso cultural e por terem o nome de seus entes queridos marcando e fazendo parte da história de nossa cidade. É o caso de Cícero de Andrade Silva, amigo e secretário do Padre Florêncio Lecchi, falecido em agosto do ano passado. 

Segundo Cícero de Andrade, a indicação do nome do padre se deu devido aos anos dedicados à comunidade. Professor de Química do Colégio Diocesano e mentor espiritual de várias gerações de jovens e alunos, o Padre Florêncio morou por mais de 40 anos em Teresina, dedicando-se a sempre ajudar o próximo. 

O amigo e secretário do padre conta que recebeu com muita alegria a notícia de que seu nome ficou entre os 130 escolhidos para nomear uma via de Teresina. “Eu acredito que seja uma benção essa escolha. Apesar de o padre ser italiano, ele recebeu o título de cidadania teresinense e dedicou mais de 40 anos de sua vida às pessoas”, disse.

Foto: Ana Paula Diniz/ ODIA

Ainda de acordo com Cícero de Andrade, os valores e serviços prestados à sociedade em seus anos de vida foram o grande diferencial para que nome do padre fosse escolhido entre tantos indicados. O nome do Padre Florêncio Lecchi nomeará uma avenida que está sendo construída, a antiga Marginal Sul, que liga o balão da Avenida Marechal Castelo Branco a Gil Martins, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina. 

“Para nós, será uma grande benção ver o nome dele em uma plana, nomeando uma rua, tanto para nós religiosos daqui de Teresina quanto da Itália, pelo reconhecimento do Padre Florêncio Lecchi”, finalizou Cícero de Andrade. 

 “É um orgulho”, diz filho de desembargador homenageado 

Esse também é sentimento do médico Viriato Campelo e da advogada Verônica Campelo. Eles são filhos do desembargador aposentado Tomaz Gomes Campelo, que será homenageado com seu nome denominando uma avenida do bairro Saci, na zona Sul de Teresina. 

Viriato Campelo fala da emoção em ter o nome de seu pai nomeando uma rua da capital. “A família se sente honrada e muito emocionada com essa homenagem de ter o nome de nosso pai em uma rua da cidade. Além da emoção, é um orgulho ver seu nome fazendo parte da nossa história, pois ele foi um homem que trabalhou muito pela nossa cidade e dedicou sua vida por Teresina”, disse. 

O médico destaca a importância do concurso cultural ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ como forma de ressaltar as pessoas que, de fato, participaram de alguma forma da construção da cidade. Ainda segundo ele, essa também é uma oportunidade para as pessoas e comunidade em geral conhecerem um pouco mais sobre essas pessoas e personalidades homenageadas. 

“Quando soubemos do concurso, através de amigos, toda a família se empenhou ao máximo para participar, pois nosso pai, assim como outras pessoas que também foram escolhidas, fizeram parte de Teresina, da sua construção e história. Talvez até faça com que as pessoas tenham interesse em pesquisar mais sobre ele, para conhecê- lo e o que ele fez pela cidade”, ressaltou, acrescentando que, quando as placas forem afixadas nas paredes, nomeando de fato a via, será um momento muito emocionante para ele e a família, ao ver a concretização dessa conquista. 

O Desembargador Tomaz Gomes Campelo nasceu na localidade de Rodrigo, nas proximidades de Pedro II, no ano de 1926, e faleceu em 2014. Era Bacharel em Direito e ocupou diversos cargos na área do judiciário, além de ter sido o presidente da Academia de Letras do Vale do Longá, sendo presidente da União Brasileira de Escritores (UBEs-PI). 

A solenidade de denominação de novas ruas será no dia 19 de agosto, durante as comemorações do aniversário dos 163 anos de Teresina; contudo, a colocação das placas nas ruas e avenidas ainda não está com data definida, vez que é necessário aguardar a formulação de uma minuta de lei, que deve ser aprovada pela Câmara Municipal, além de questões orçamentárias da Prefeitura de Teresina.

Por: Isabela Lopes- Jornal O DIA
Mais sobre: