Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alvará para taxistas tem 48 vagas para mulheres e 40 para transporte eficiente

O edital custa R$ 100 e contém todas as informações sobre a documentação necessária.

01/09/2015 07:27

Ontem (31) os editais para concessão de alvarás para taxistas começaram a ser comercializados no Palácio da Música, localizado na Rua Santa Luzia, Centro/Sul de Teresina. A retirada segue até o dia 16 de outubro e, no dia 19, a Comissão fará a abertura das propostas. O edital custa R$ 100 e contém todas as informações sobre a documentação necessária. 

Segundo Marcos Vinícius, presidente da comissão de licitação de táxis da Strans, na etapa de proposta, a partir dos quesitos da licitação, o candidato terá que informar os dados. “Como por exemplo, o tempo de habilitação de cada condutor. Quem tem mais de 10 anos de carteira de motorista, tem uma pontuação X, e para cada tempo há um pontuação diferente”, explica. Outro quesito é a questão do veículo, onde a pontuação funciona da mesma maneira para o tempo de carteira. A partir do somatório dessas pontuações, os melhores qualificados serão alojados em cada vaga. 

São 484 vagas, sendo 392 para taxistas comuns, 48 para mulheres e 40 para o transporte eficiente - táxis adaptados para transportar pessoas com deficiência. “Teresina ainda não conta com transporte eficiente; então, com essa abertura, pretendemos atender essa demanda”, conta Marcos Vinícius. 

Sobre o número de taxistas mulheres em Teresina, o presidente da comissão não dispunha de informações. “Colocamos estas vagas específicas para abrir esse leque de possibilidade para as mulheres também, uma forma de despertar, no sexo feminino, o interesse em trabalhar na modalidade de táxi”, disse Marcos. Hoje, em Teresina, circulam 1.556 táxis. Com esta ação, a Strans pretende atingir a necessidade da lei municipal, que para cada 420 habitantes devese ter um táxi em Teresina. “Esperamos que a procura seja grande”, completa Marcos Vinícius. 

Os requisitos básicos para adquirir o edital são a documentação de habilitação, além do Nada Consta, regularidade fiscal, registro geral, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência. “A questão da qualificação do condutor do veículo entra no âmbito técnico, que são os critérios dos parâmetros da qualificação, onde faremos a pontuação de cada participante a partir de vários quesitos, como ano do veículo, tempo de habilitação, pontos na carteira”, afirma Marcos Vinícius.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: