Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluno do Piauí tem nota recorde em prova de matemática do Enem

Vitor Melo é estudante do Instituto Dom Barreto. Jovem já foi aprovado em mais 12 vestibulares.

09/01/2016 08:37

Um estudante do Piauí conseguiu um feito inédito nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao tirar a nota recorde na prova de matemática. Vitor Melo Rebelo, 18 anos, é aluno do Instituo Dom Barreto, em Teresina, e fez 1.008,3 pontos na avaliação. A maior nota registrada até o momento em Matemática havia sido 973,6, na prova realizada em 2014. O Instituto Dom Barreto usou as redes sociais para anunciar a vitória do estudante.

"Vitor Melo Rebelo, do IDB, é a maior nota de Matemática do Enem. Ele fechou a prova. A nota máxima do nosso brilhante entra para a história do Enem e foi mais uma conquista de Vitor que já foi aprovado em 12 vestibulares. Parabéns, Vitor! Orgulho e inspiração", diz a nota postada pela escola em suas redes sociais.

Em postagem nas redes sociais, o estudante Vitor Melo Rebelo disse não acreditar que tenha ficado em primeiro lugar nacional na prova de Matemática do Enem e que sempre foi pessimista em relação ao resultado que obteria no exame. “Sim, eu obtive nota 1.008,3. Não me perguntem como. Eu também pensava que a nota máxima era mil, entretanto, quem sou eu para questionar o sistema adotado pelo Governo Federal? ”, disse Vitor.

Em conversa com o PortalODia.com, o estudante conta que desde o 1º Ano do Ensino Médio que prestava vestibulares para treinar e testar seus conhecimentos e, também, para conhecer as provas mais de perto. “Eu estudava seis horas por dia e focava muito em Biologia, História e Geografia. A Matemática era mais tranquilo para mim. Mas foi uma surpresa”, diz o estudante.

Sobre os planos para o futuro, o jovem diz que vai usar a nota que obteve no Enem para tentar ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí. Vitor obteve 848 pontos na média geral das provas, contando com a Redação. Ele diz esperar que a nota seja suficiente para entrar no Ensino Superior com o curso que deseja.

Paulista diz que foi seu filho que conseguiu nota recorde em Matemática

Mas enquanto os piauienses comemoravam o feito aqui, o pai de um jovem do Estado de São Paulo, o psicanalista Christina Dunker, também usou as redes sociais para informar que seu filho era que havia conseguido a nota recorde na prova de Matemática do Enem 2015. A nota tirada por Mathias, filho de Dunker, seria a mesma - 1.008,3 pontos - que a tirada pelo piauiense Vitor Rebelo.

O Inep ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas informou, em nota que a tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. Ainda, segundo o Inep, o menor desempenho no Enem 2015 foi de 280,2.


Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: