Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluno da rede pública de São Lourenço do Piauí é aprovado em Medicina

Sérgio dos Santos Santana, de 18 anos, conta que teve o apoio da irmã: "œEu achava que não era capaz, mas ela me convenceu que sim"

18/01/2016 11:01

O jovem Sérgio dos Santos Santana (Foto ao lado) é um desses exemplos de que a dedicação move montanhas. Aluno da rede pública do município de São Lourenço do Piauí, o rapaz de 18 anos foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Piauí, o vestibular mais concorrido do estado.

Quando entramos em contato com Sérgio, por telefone, foi difícil ouvi-lo em meio ao barulho da comemoração. Ele contou que estava na casa de uma tia, onde a comemoração pelo título animava toda a família. O resultado da primeira chamada do Sisu foi divulgado na manhã de hoje. A cidade de São Lourenço do Piauí toda está em festa pela conquista do estudante.

Sérgio estudou na rede pública desde o ensino fundamental. Ele conta que passou a sonhar com medicina no ensino médio, e que teve o apoio da irmã mais velha, Angélica. “Eu achava que não era capaz, mas ela me convenceu que sim. Me deu apoio tanto financeiro quanto emocional”, conta.

Sérgio conseguiu somar 153 pontos na prova objetiva, e sua redação recebeu nota 880. A nota que o colocou entre os aprovados de medicina da UFPI foi de 793,22.

Quando Sérgio abriu o resultado do SISU na manhã de segunda, essa foi a imagem que encontrou (Foto: Reprodução)

“Quando chegou perto do dia da prova, eu me sentia cansado de estudar, pensei que não fosse conseguir. Mas tentava pensar que se não fosse naquele ano, seria no próximo”, disse Sérgio, que apesar de jovem já é experiente em vestibulares: passou para o curso de matemática em 2013 e em 2014 para direito, curso que chegou a começar em uma faculdade particular de Teresina, com o auxílio do ProUni.

Agora, ele pretende deixar o direito de lado e cursar medicina. “Direito é um curso legal, mas não me imagino fazendo até o fim”, comentou. E ele chegou a ser laureado como melhor aluno do primeiro período.

Aprovados

Quem ficou com o primeiro lugar no vestibular de medicina na UFPI foi o estudante Vitor Melo, do Instituto Dom Barreto, que ficou conhecido no Piauí após fechar a prova de matemática do Enem, com incríveis 1.008,3 pontos, o recorde do exame.

 E Valéria da Silva Alves, de 21 anos, passou em medicina na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A estudante conseguiu a pontuação máxima na redação, cujo tema foi "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

 


Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (estagiário)
Mais sobre: