Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Altas temperaturas provocaram chuva com vento e trovoadas em Teresina

Diferença de pressão e temperatura entre as camadas da atmosfera, contribuiu para o descontrole e o aumento da velocidade dos ventos

21/10/2016 09:01

A chuva com fortes ventos, relâmpagos e trovoadas, que surpreendeu e alegrou os teresinenses na noite de ontem (20), foi provocada pelo calor. A diferença de pressão e temperatura entre as camadas da atmosfera, contribuiu para o descontrole e o aumento da velocidade dos ventos.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa , a estação meteorológica que fica no bairro Buenos Aires registrou um volume de 12 milímetros de chuva na noite de ontem. Outras estações ainda estão sendo analisadas, pois em alguns lugares choveu mais que em outros. “Essa quantidade de chuva é razoável para o mês de outubro e está dentro da normalidade. O diferencial foram os ventos fortes”, destaca a especialista.

Ela acrescenta que é normal, em dias muito quentes e quando não chove há muito tempo, que ocorram os temporais com trovoadas. “As nuvens que estão frias lá em cima, se chocam com as que estão mais abaixo e há uma troca de energia entre elas. Isso provoca os relâmpagos, o descontrole do vento e até as chuvas de granizo”, explica a especialista.


Leia também: Chuva deixa estragos em Teresina; veja a previsão do tempo para o final de semana  Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: