Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Água invade casas no bairro Satélite e chega a um metro de altura

Moradores relatam perda de móveis e prejuízos como a queda de muros devido à ausência de um sistema de drenagem eficiente na região

24/03/2015 07:33

Os moradores da Rua Pinheiro, localizada no bairro Satélite, zona Leste de Teresina, sofrem com a inundação de suas residências durante o período chuvoso. A água se acumula na parte mais baixa da região, derrubando o muro de casas e destruindo móveis.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A dona de casa Maria Luísa Pereira dos Santos convive com esta situação há anos. Ela vive com a filha, o genro, a mãe e o neto nas proximidades de uma galeria que, quando transborda, chega até sua casa pelo quintal. “Muito lixo, barro e pedras são trazidos, pela chuva, lá da parte mais alta, porque aquele trecho não é pavimentado. Tem uma galeria aqui atrás que, quando transborda, a água vai bater nos nossos quintais”, disse.

Segundo a moradora, a força da água das chuvas derrubou o muro da casa vizinha, que permanece em ruínas desde a semana passada. A merendeira Maria de Fátima Rodrigues Barbosa mora há 32 anos no local e aponta que a água invade a cozinha da sua residência pelo quintal. “A última chuva forte que deu inundou todo o quintal e entrou pela cozinha e alcançou quase um metro de altura”, conta a servidora pública, apontando na parede da cozinha onde a água costuma chegar.

Segundo a merendeira, equipes da Prefeitura nunca vistoriaram sua residência para saber se o local compreende uma área de risco. “O atual prefeito, quando se candidatou pela primeira vez, veio até o meu quintal e viu a situação em que vivo. Falou que ia dar um jeito na galeria, mas nada foi feito. Já perdi vários móveis por conta dos alagamentos, incluindo uma cômoda e um guarda- roupa. Durante esse período, a casa fica sempre úmida e só dá para fazer pequenos reparos quando chega o verão. Se fizerem essa galeria e ajeitarem o trecho do morro, nossa vida vai melhorar bastante”, pondera. 

O comerciante Antônio Gilberto Silva mora há 26 anos em uma residência que fica na região mais alta do bairro Satélite, mas, neste trecho da rua, não há pavimentação. “Equipes da Prefeitura já vieram aqui medir o trecho que começa ali, na Avenida Presidente Kennedy, em 2013, mas até agora nada foi feito”, conta. 

O comerciante relata que ele mesmo costuma levar material para tapar os buracos que se formam por conta das chuvas, dificultando a passagem de veículos e pedestres. “Eu sou o único morador que ainda tenta arrumar a rua. O calçamento foi feito apenas no trecho que fica do outro lado, disseram que iam dar continuidade, mas isso nunca aconteceu”, reclama. 

De acordo com o gerente de Obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU/Leste), José Alberto, a região do bairro Satélite é considerada crítica em relação à drenagem da água. “O terreno da região é bastante acidentado, contribuindo para os constantes problemas de alagamento, que não são pontuais. Para solucionar esse problema, é necessária uma obra de macrodrenagem, algo grande e que só pode ser feito com a ajuda dos recursos do Governo Federal”, explica. O projeto deve beneficiar os bairros Satélite, o Parque Zoobotânico, Pedra Mole e demais regiões. 

Segundo José Alberto, a obra é dividida em etapas e o projeto executivo está em fase de recebimento pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), que deve durar todo o ano de 2015. “Para avaliar a situação no local, estamos enviando uma equipe de engenheiros até o local para ver se é possível minimizar o problema. Também enviaremos um fiscal para fazer um levantamento da área que precisa ser pavimentada”, conclui.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: