Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeroporto de Teresina reduz gastos com energia elétrica em 10%

Aeroporto de Teresina reduz gastos com energia elétrica em 10%

08/06/2017 09:23

A equipe da Infraero no Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI) conseguiu, entre o final do ano de 2016 e o início de 2017, reduzir o consumo de energia no terminal em 156 MWh, representando uma economia de 10,34% durante esse período. Os resultados foram obtidos por meio do planejamento da empresa buscando otimizar e reduzir o consumo nas áreas de check-in, saguão, embarque, desembarque e áreas administrativas.

Somente em 2017, a empresa já implantou no aeroporto medidas como a modernização da automação dos sistemas de acionamento de iluminação do pátio, estacionamento de veículos e diversas outras áreas externas, agilizando os processos de acionamento e desligamento de iluminação, e estuda diversas alternativas para garantir uma utilização ainda mais eficiente de energia elétrica, com soluções ambientalmente sustentáveis.

A médio prazo, está sendo preparada a implantação de lâmpadas de LED, em substituição à iluminação fluorescente e a vapor de sódio, em áreas como pátio de aeronaves, saguão, salas de embarque e desembarque. As estimativas são que a substituição proporcione uma redução de consumo na ordem de 40%, para o sistema de iluminação, com tempo médio para retorno do investimento aplicado em 18 meses.

Além da redução no consumo de energia, lâmpadas de LED liberam menos calor, reduzindo o impacto da iluminação no aquecimento dos ambientes, e seu descarte tem impacto ambiental menor que o das lâmpadas fluorescentes.

O Aeroporto de Teresina também tem estudos visando a ações de longo prazo. Um exemplo é o projeto de implantação de energia solar em uma das unidades consumidoras. A iniciativa poderia gerar uma redução no custeio do consumo de energia elétrica mínima de 58,71%, com tempo de retorno do investimento estimado em cinco anos.

“Os estudos feitos pela equipe técnica identificaram oportunidades e direcionaram as ações de redução de consumo de energia elétrica e eficiência energética para o aeroporto em curto, médio e longo prazo”, pontuou Marco Aurélio Zenni, superintendente do Aeroporto de Teresina.

Fonte: Ascom
Mais sobre: