Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeroporto de Parnaíba passará por mudanças para receber aeronaves maiores

Governo e Infraero se comprometem a realizar os investimentos necessários.

08/10/2015 07:20

O Governo do Estado e a Infraero se comprometeram em garantir que o aeroporto de Parnaíba comece a receber aeronaves de maior porte. Ontem (07), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), acompanhado de assessores e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, se reuniram em Brasília e estipularam que a partir de janeiro de 2016, o aeroporto passará a operar por instrumentos de bordo.

As Regras de Voo por Instrumentos são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientandose pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave. De acordo com o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, que participou da reunião, a medida é praticamente um pedido da Azul Linhas Aéreas, que deseja ampliar o tamanho da aeronave que vai a cidade.

“A empresa por uma questão comercial vai trocar de aeronave para fazer o voo, então a Infraero, o Governo e a Prefeitura de Parnaíba estão criando a possibilidade de ampliar e melhorar as condições para operação em Parnaíba”, disse o secretário.

Governo e Infraero se comprometem a realizar os investimentos necessários, como aquisição de equipamentos, sinalização, dentre outros. “Providências serão tomadas com base em vistoria feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, com isso, garantiremos que já no início do ano tenhamos todas as condições para receber voos maiores”, assegurou o governador.

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, informou também que o aeroporto de São Raimundo Nonato deve ser inaugurado neste mês de outubro. O aeroporto já teve a pista homologada e a empresa Piquiatuba já demonstrou interesse em atuar em voo de Teresina para São Raimundo Nonato, onde está localizada a Serra da Capivara.

Pires disse ainda que a Casa de Passageiros já está sendo finalizada e que as empresas que tenham interesse em operar na região já podem protocolar pedidos junto a Agência Nacional de Aviação Civil. Em setembro, o governador Wellington Dias garantiu que o aeroporto será inaugurado nas festividades em comemoração ao Dia do Piauí. 


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: