Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ação orienta pais a evitarem transtornos na volta às aulas

A atividade é educativa, mas a Strans observa que, caso os pais persistam nos atos infracionais, eles podem ser notificados.

17/01/2019 08:41

A correria para deixar os filhos na escola é comum com a volta às aulas, mas é preciso estar atento para não infringir regras de trânsito, atrapalhando o fluxo de veículos e de pedestres. Diante disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está realizando, durante o mês de janeiro, uma operação, similar aos anos anteriores, para orientar os pais que diariamente levam os filhos à escola. 

Foto: Arquivo/O DIA

“Como alguns colégios já começaram as aulas, a gente vai fazer a operação na área das escolas onde há maior fluxo de veículos, para evitar o congestionamento e orientar os pais que estacionem em local mais adequado ao levar os filhos para escola. A gente pede que os pais se desloquem com antecedência, para evitar atrasos e paradas em locais proibidos, como as pistas de rolamento”, orienta Ricardo Braga, supervisor dos agentes de trânsito de Teresina. 

Ele esclarece que a orientação segue as regras do Código de Trânsito e que, a princípio, a ideia é fazer um trabalho educativo. “Muitos pais já sabem, mas, infelizmente, alguns ainda cometem a infração, desrespeitam as normas e a gente vai tentar minimizar o transtorno para os condutores que vão circular na região das escolas”, enfatiza.

Principais infrações

A infração campeã no número de ocorrências é o estacionamento irregular dos veículos pelos pais para que os filhos saiam do carro. Nesse momento do desembarque, muitos pais estacionam na via e impedem a circulação de outros veículos. “Os pais param, descem do veículo, abrem o bagageiro, pegam o material da criança. Enquanto isso, os veículos estão parados atrás. Essa é a pior situação que acontece na proximidade dos colégios”, constata. E os pais devem ficar atentos: apesar do objetivo da operação ser educativo, se os agentes de trânsito observarem persistência no ato infracional, o responsável pode ser notificado. 

“Nós vamos orientar, educar, mas se percebermos que o condutor, no caso o pai, mesmo observando a presença do agente, que foi dada a ordem de seguir, ele desobedece; ou se o agente pedir para retirar o carro de um local proibido e ele também desobedecer, a gente pode fazer a notificação. No entanto, o principal é orientar e tentar evitar que isso aconteça”, conclui.           

Edição: Virgiane Passos
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: