Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apipa funciona com superlotação e deixa de receber novos animais

Uma placa na entrada da sede da entidade avisa: "œO abrigo clama por sua compreensão e conscientização. Estamos Lotados. Não temos vagas".

04/02/2016 13:13

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) chegou ao seu limite máximo de abrigar cães e gatos. Em funcionamento desde 2007, a ONG que se mantém exclusivamente de doações está com dificuldades para alimentar os animais, de adquirir produtos de limpeza e ainda acumula dívidas com uma clínica particular. 

Sem capacidade devido à superlotação, o local suspendeu a entrada de novos animais. Uma placa na entrada da sede da entidade avisa: “O abrigo clama por sua compreensão e conscientização. Estamos Lotados. Não temos vagas”. A APIPA tem estrutura para cuidar de pouco mais de 150 animais, mas atualmente cuida de 80 cães e 270 gatos. 

Essa quantidade prejudica na alimentação dos bichos e faz com que as despesas ultrapassam o valor que entidade recebe das doações. Segundo a coordenadora da associação, Jane Haddad, o gasto mensal do abrigo chega a 12 mil reais e o estoque de rações e de materiais de higiene estão esgotados. 

"Nós necessitamos de rações para cães e gatos. Estamos altamente necessitados dessas doações. Como a gente só vive de doação, eu peço aqui a população que possa nos ajudar. O abrigo necessita de produtos de limpeza em geral como como desinfetante, esfregões, vassouras, rodo, desinfetante, água sanitária, detergente e sabão”, pede Jane. 

Outra preocupação da administração da APIPA é uma dívida que a ONG acumula com uma clínica contratada para prestar serviços veterinários. Até setembro do ano passado o valor era de 16 mil. No mês de janeiro de 2016 a dívida saltou para 21 mil. “Nosso débito na clínica está em 21 mil reais, infelizmente. Precisamos abater esse número para que a gente consiga fazer nosso trabalho de ajuda”, afirma a coordenadora da Apipa.

Jane Haddad explica que as doações podem ser feitas na sede da Apipa, Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai, através do telefone (86) 8846-8020 e ainda nas contas bancárias. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: