Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

90% dos municípios piauienses têm nível de renda baixo ou muito baixo

Pesquisa coordenada pela Fundação Cepro mostrou que dos 224 municípios do Estado, apenas Teresina tem nível de renda considerado alto. Baixa renda foi constatada em 180 cidades.

21/02/2017 10:24

A Fundação Cepro divulgou nesta segunda-feira (20) o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios do Piauí (IDHM), que mostra a realidade socioeconômica do estado em três níveis: educação, renda e longevidade. De acordo com a pesquisa, a população de 180 municípios possui baixo nível de renda e outros 22 possuem população com renda em nível muito baixo. Somando-se os dois índices, 192 cidades, das 224 que o Piauí, têm pessoas vivendo com uma renda considerada baixa ou muito baixa para atender suas necessidades. Em números percentuais, isso representa 90% dos municípios do Piauí.

Segundo o levantamento, das 22 cidades que apresentam baixo nível de renda, seis estão localizadas na região do Cocais. A região dos Tabuleiros do Alto Parnaíba é a única que não possui municípios nesta situação. Já com relação aos municípios que apresentam baixo nível de renda, 26 se localizam na região Entre Rios, onde fica Teresina, única cidade do Estado a apresentar nível de renda considerado alto.


Territórios de desenvolvimento utilizados para analisar o IDHM dos municípios do Piauí (Foto: Cepro)

Índice de Desenvolvimento Humano

No que respeita ao Índice de Desenvolvimento Humano, seis municípios do Piauí apresentam um nível muito baixo de desenvolvimento, sendo três localizados na Planície Litorânea (Caxingó, Cocal e Cocal dos Alves), e um nas demais regiões (Assunção do Piauí, nos Carnaubais; Betânia do Piauí, na Chapada do Vale do Itaim; São Francisco de Assis, no Vale do Canindé).

Apenas dois municípios têm índice de desenvolvimento humano alto. São eles Teresina, localizada na região Entre Rios, e Floriano, na região do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras. Outros 40 municípios (17%) são detentores de nível médio de desenvolvimento humano, e 176 (78,5%) apresentam nível baixo de IDHM.

Longevidade

Já na dimensão “longevidade”, a pesquisa da Fundação Cepro constatou que 212 municípios piauienses (95,6%) já atingiram um nível alto do IDHM e quatro (1,8%) o nível muito alto. Apenas oito municípios (6,6%) precisam ultrapassar o nível médio. Nenhuma cidade está nos níveis baixo e muito baixo de IDHM no que se refere à longevidade.

Renda per capita e IDHM geral

Dom Inocêncio é, atualmente, o município que apresenta o menor índice de desenvolvimento humano do Estado no que diz respeito à renda per capita, com um valor de R$ 3.959, 64. No IDHM geral do Estado, o município ocupa a 80ª posição. A primeira posição do ranking do IDHM geral do Piauí é ocupada por Teresina, com índice 0,751 considerado alto. Parnaíba aparece em quarto lugar, com IDHM geral de 0,687. Já São Francisco de Assis do Piauí é a cidade com o menor IDH geral do Estado (0,485).

Educação

Com relação ao IDHM de Educação, 178 municípios apresentam nível considerado muito baixo, o que equivale a 79,2% das cidades do Estado. Outros 42 (18,7%) estão com nível de educação baixo no Índice de Desenvolvimento Humano.

Perspectivas

Com base nas análises dos dados coletados durante a pesquisa, a Fundação Cepro concluiu que, embora precise crescer 0,154 pontos para atingir o nível muito alto de Índice de Desenvolvimento Humano, a situação dos municípios é muito variada. Todos precisam ter um crescimento considerável. A pesquisa prevê que o Piauí só consiga atingir o nível muito alto de IDHM apenas em 2022.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: