Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

81 municípios do Piauí continuam em estado de emergência por falta de chuvas

Entre os municípios que ainda mantêm em estado de emergência, estão Valença, Pio IX, Jaicós, Caridade, Alegrete, Acauã, entre outros

26/03/2016 08:27

Apesar de ter chovido bastante em quase todo o Estado desde o início do ano, o Piauí ainda mantém 81 municípios em estado de emergência por conta da seca. É que nessas cidades a quantidade de chuva não tem sido o suficiente para que seja revogado o decreto emergencial.

No final de dezembro do ano passado, a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu o decreto de emergência de 164 municípios do Piauí, que vinham de uma seca história de quatro anos ininterruptos. No entanto, após as intensas chuvas de janeiro, 83 municípios saíram da situação de emergência, já que o período da seca terminou. “Realmente o índice pluviométrico tem sido bom na maior parte do Piauí, mas ainda há regiões em que as chuvas estão abaixo da média, como no entorno de São Raimundo, de Picos e de Oeiras”, disse o secretário Estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías.

Entre os municípios que ainda mantêm em estado de emergência, estão Valença, Pio IX, Jaicós, Caridade, Alegrete, Acauã, entre outros. A expectativa é de que em abril haja chuva suficiente para terminar de vez com a seca. Caso contrário, os municípios continuarão em emergência até junho, quando terão que renovar o pedido.

O ministro interino da Integração Nacional, Carlos Viera, deve ir ao Piauí em breve para autorizar o repasse de R$ 24 milhões para a complementação das ações do Estado no atendimento aos municípios que sofrem com os efeitos da estiagem. Os recursos serão aplicados pela Secretaria da Defesa Civil na aquisição de adutoras emergenciais de engate rápido, na distribuição de água por meio de carro-pipa e na aquisição de dessalinizadores.
Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: