Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

5 mil pessoas participam da caminhada do Outubro Rosa em Teresina

Programação do Outubro Rosa segue até o final do mês.

03/10/2015 10:47

A alegria e a descontração tomaram conta da Avenida Frei Serafim na manhã desse sábado (03). Cerca de 5 mil pessoas participaram da 10º edição da caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Fundação Maria Carvalho Santos, e que visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Fotos: Elias Fernandes/ODIA

Embalada por músicas tocadas em um trio elétrico, a caminhada teve início no adro da igreja São Benedito, e foi encerrada em frente à sede da Fundação Maria Carvalho Santos, onde os participantes formaram o maior laço rosa humano do mundo. 

Entre os participantes da caminhada, estava a aposentada Eugenia Costa, que, aos 86 anos, encarou o percurso com disposição de dar inveja a muitos jovens. “É muito importante alertar às pessoas sobre o câncer de mama, que prejudica muitas mulheres”, afirmou a aposentada, que já garantiu presença na próxima edição da caminhada. 

A 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa também chamou atenção pela presença dos homens no evento, acompanhando as esposas, mães, ou apenas apoiando a causa.  O Casal Valeria Diniz e Rafael Leal veio de São Luís, no Maranhão, para participar do evento desse sábado. Para eles, o câncer de mama não deve ser uma temática discutida apenas pelas mulheres, mas toda a sociedade tem um relevante papel na prevenção de novos casos. 

“É muito importante que os homens também participem desse tipo de discussão, pois todos nós convivemos diariamente com mulheres”, avaliou Rafael. “a participação dos homens é fundamental, porque eles também podem ter câncer de mama”, pontua Valéria.

Para Ana Celia Faustino, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos,  a 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa superou as expectativas da organização. “A cada ano ficamos mais surpresas com a quantidade pessoas que abraçam essa causa tão nobre. Queremos agradecer a toda população de Teresina e das cidades vizinhas, que compraram os kits, e participaram da caminhada”, comentou. 

A programação do Outubro Rosa segue até o final do mês, com atividades em diversos locais da cidade. “Vamos ter momentos de palestras e atividades educativas  em instituições, escolas e na própria Fundação. Vai ser um mês todo rosa, para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama”, explicou Ana Celia Faustino. 

Autoridades marcam presença na caminhada do Outubro Rosa

Autoridades e Políticos piauienses também estiveram presentes na 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa. O governador Wellington Dias (PT), e a secretária de Educação, Rejane Dias (PT), acompanharam todo o percurso, e participaram da formação do Laço Rosa humano, na frente da Fundação Maria Carvalho Santos. 

O Governador parabenizou a organização do evento, e ressaltou a importância da discussão sobre o câncer de mama nas mais diversas esferas da sociedade. “Ainda é grande o preconceito, muitas vezes da própria mulher, outras vezes do próprio marido ou companheiro. Temos aqui uma oportunidade de tratar com muita seriedade a necessidade prevenção ao câncer de mama”, afirmou o governador. 

Para a secretária de Educação, Rejane Dias (PT), a caminhada é mais uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a prevenção ao Câncer de Mama. “Esse ato chama atenção da sociedade para um problema tão sério, que é o câncer de mama. É importante lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio”, afirmou.

A vice-governadora, Margareth Coelho (PP), também acompanhou a 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa. Ela lembra que o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental  para aumentar as chances de cura   “Ainda é uma das maiores causa de morte entre as mulheres. É um câncer facilmente curável, se detectado precocemente. É importante alertar toda a sociedade, mulheres e homens, sobre a importância de prevenir o câncer de mama”, afirmou Margareth.

A senadora Regina Sousa (PT)  ressaltou a importância de atividades educativas como forma de prevenção ao câncer de mama. “Ainda há um tabu muito grande, as mulheres têm medo da mamografia. Esse movimento é importante para mostrar que é melhor prevenir do que adoecer”, comentou. 

Por: Natanael Sousa - Jornal O DIA
Mais sobre: