Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

280 novos casos de tuberculose são identificados por ano em Teresina

Ontem (24), profissionais da FMS orientaram a população sobre os riscos da doença e entregaram encaminhamentos para exames especializados

25/03/2015 07:16

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nessa terça-feira (24), a população que passou pelo Shopping da Cidade, no Centro de Teresina, pode receber orientações sobre a doença e até ser encaminhado para realizar exames especializados. A atividade fez parte da ação desenvolvida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e teve como objetivo alertar a população sobre a doença. 

Foto: Marcela Pachêco/ODIA

Em 2014, a FMS identificou 278 novos casos de tuberculose em Teresina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a capital piauiense apresentou uma taxa de apenas 4,8% de mortalidade por tuberculose entre os casos registrados em 2013, e uma taxa de abandono do tratamento da doença de apenas 7,6%. 

Para conscientizar a população destas estatísticas, ontem (24), alguns profissionais FMS, como enfermeiros e médicos, estiveram no Shopping da Cidade, auxiliando as pessoas que passavam e buscavam informações, além de explicar os riscos da doença, e orientando- os a procurar o atendimento de saúde mais próximo. Na ocasião, a população também pode realizar exames rápidos de detecção do HIV. 

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Gilvan Carvalho, destacou que essa é uma doença passível de ações de controle, através das equipes do Programa Saúde na Família, que têm intensificado as buscas por pacientes suspeitos de portarem a tuberculose. 

Gilvan Carvalho pontuou que Teresina está com cerca de 88% de detecção da meta estabelecida mundialmente e que são identificados, aproximadamente, 280 casos novos por ano. “O coeficiente de resultado de tratamento está muito próximo do esperado, que é de 85% de cura, e nós estamos com 81%. A gente está tendo melhorias nas ações de controle, mas é preciso mais engajamento de todos os setores e conhecimento da população para que eles possam identificar e buscar os centros de saúde”, falou. 

“Temos o papel de fazer esse chamamento educativo e uma vez que alguém sinta os sintomas, que é aquela tosse produtiva por três semanas ou mais, estamos ofertando a possibilidade de fazer exames e coletar o material para análise na própria unidade de saúde do bairro dele”, disse. 

Caso o diagnóstico seja positivo para tuberculose, o tratamento contra a doença será iniciado imediatamente na unidade de saúde. O tratamento é feito em nível de ambulatório e é totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: