Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

25º BC está há mais de 10 dias em Natal; coronel diz que missão é positiva

Tenente-coronel Francisco Nixon, que assumiu o comando do 25º BC no dia 6 de janeiro, falou sobre as ações da equipe enviada do Piauí para Natal.

02/02/2017 17:06

O tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, que assumiu o Comando do 25º Batalhão de Caçadores no dia 6 de janeiro, fez uma visita à sede do jornal O DIA na tarde desta quinta-feira (2), e disse estar comprometido a trabalhar para que a unidade do Exército continue servindo à nação e ao estado do Piauí da melhor forma possível.
O tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, novo comandante do 25º BC (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Ele informou que tem sido bem sucedida a missão dos cerca de 150 homens do Exército lotados no Piauí que foram enviados para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para auxiliar as forças de segurança pública daquele estado a lidar com a crise provocada pelas rebeliões no sistema prisional. Na Penitenciária de Alcaçuz, em Natal, 26 detentos foram mortos durante uma rebelião ocorrida há cerca de duas semanas.

"Estão cumprindo muito bem a missão. Tenho recebido diariamente relatórios, e a nossa Companhia de Pronto Emprego, formada quase em sua totalidade por piauienses, tem realizado sua missão de forma exemplar", destacou o tenente-coronel, acrescentando que a equipe enviada pelo 25º BC está reforçando a segurança nas ruas de Natal, de maneira a permitir que a Polícia Militar concentre esforços no controle da violência dentro dos presídios.

Nixon disse considerar um importante desafio ter sido designado para comandar o 25º Batalhão de Caçadores ás vésperas do seu primeiro centenário.

"Estamos chegando a Teresina muito felizes por estar assumindo essa função de comandante do 25º BC, e também a gente recebe como um desafio estar á frente de um batalhão bem tradicional do Piauí. Um batalhão que se prepara para comemorar o seu primeiro centenário, em janeiro de 2018", ressaltou o tenente-coronel.

Nixon lembrou que o jornal O DIA tem uma ligação histórica com o 25º BC, tendo em vista que Octávio Miranda, fomentador do veículo, foi coronel do Exército e atuou no batalhão, que fica localizado a poucos metros da sede do jornal.

Nixon ainda ressaltou que o Exército está sempre á disposição da sociedade brasileira, e tem atuado em diversas frentes para melhorar a qualidade de vida da população. 

"O Exército brasileiro tem um slogan que eu gosto de repetir, porque ele é bem significativo. Ele resume o que é o Exército para aquelas pessoas que não entendem bem. O slogan é 'Exército brasileiro - braço forte, mão amiga'. Então, nós temos que ser um braço forte, temos que estar aptos para defender a pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei a ordem. Mas o Exército também tem o lado da mão amiga. Estar apto para participar de operações internacionais e realizar ações subsidiárias, que são ações de apoio a outras instituições, como nós realizamos a Operação Pipa, que distribui água potável pelo Piauí, estamos ajudando no combate ao mosquito da dengue, sempre damos apoio às eleições, à Defesa Civil, e agora, mais recentemente, enviamos homens para reforçar a segurança em Natal", salienta o tenente-coronel.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: