Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

20 casas na Taboca do Pau Ferrado ficam alagadas por conta da chuva

Defesa Civil fala em risco de desabamento e retira famílias do local. Alagamento foi causado pelo represamento da água em um córrego.

13/02/2017 10:52


Com a chuva que tem caído em Teresina nos últimos dias, aumenta a preocupação do órgão de Defesa Civil do Município com as áreas consideradas de risco na zona urbana e rural da Capital. Pelo menos 20 casas foram alagadas por conta da forte precipitação no fim de semana na região da Taboca do Pau Ferrado. Com as paredes úmidas e por se tratarem de construções muitas vezes erguidas em terrenos irregulares, a Defesa Civil fala em risco de desabamento.

Segundo o tenente Sebastião Domingos, que participa das vistorias nas áreas de risco, tem havido um aumento no número de famílias que precisam ser removidas de suas casas por causa dos danos estruturais causados pela chuva. “O problema não é nem a chuva, é a continuidades dela. Chove num dia e no outro, volta a chover e alguns locais tem represamento de água o que aumenta o problema do alagamento, que traz o risco de desabamento, principalmente nessas construções de alvenaria”, diz.

Fotos: Moura Alves/O Dia

A Defesa Civil explica que o alagamento na Taboca foi causado, principalmente, por causa do represamento da água da chuva em uma área de córrego. Esse represamento impediu a drenagem natural e foi causado pela construção de um muro próximo a uma galeria, que serviria para escoar a água.

Outra área de risco é a da Vila da Paz, na zona Sul de Teresina, mais precisamente na Rua Uruçuí, onde uma casa, construída na beira de uma encosta, começou a apresentar várias rachaduras após a desabamentos de outras residências ao redor com a chuva do fim de semana. ODIA esteve no local e conversou com os moradores, que não quiseram se identificar. De acordo com eles, até o momento só os Bombeiros estiveram no local para fazer uma vistoria, juntamente com a assistência social da SDU Sul.

Diante do risco, a Defesa Civil vem trabalhando para retirar as famílias daquela área de risco por meio do programa Família Solidária, que consiste no oferecimento de uma ajuda de custo por parte da Prefeitura para que outras famílias possam dar abrigo àquelas pessoas que vivem em áreas com risco de desabamentos ou outros desastres decorrentes das chuvas.

“A parceria é feita através da Semtcas e com o acompanhamento social dessas famílias. É providenciado tudo, desde a cesta básica e colchões a um valor para auxiliar a família que recebe os desabrigados”, explica o tenente Domingos.

Com relação à zona urbana de Teresina, a Defesa Civil informou que as ocorrências mais registradas têm sido as de queda de árvores e ruas alagadas com a formação de buracos no asfalto. Foi o que aconteceu na última sexta-feira (10), quando uma árvore caiu na Avenida Duque de Caxias deixando o trânsito lento no sentido Sul-Norte, e na manhã de hoje (13), quando outra árvore veio a baixo próximo à Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes.

Na Avenida Raul Lopes há o registro de um buraco aberto pela Agespisa para reparos na tubulação, que acabou ganhando proporções maiores com a passagem da água da chuva.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: