Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

173 municípios piauienses aderiram ao Programa Criança Feliz

A meta do programa é que, até 2017, quatro milhões de visitas semanais sejam feitas às famílias mais carentes

13/05/2017 08:54

O Programa Criança Feliz foi lançado oficialmente no Piauí em solenidade que contou com presença do secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Urbano, Halim Girade, que representou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Participaram ainda o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; a vice-governadora Margarete Coelho, o prefeito Firmino Filho, entre outras autoridades.

O Programa Criança Feliz busca ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, facilitando o acesso de gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias às políticas e serviços públicos necessários. No Piauí, dos 224 municípios, 173 aderiram ao programa.

Para Halim Girade, esse número expressa o compromisso dos gestores municipais com a primeira infância, que são as crianças de zero a três anos. “Estou impressionadíssimo com o trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, por meio do secretário Zé Santana e da diretora Rosângela Sousa, pois eles estão fazendo um trabalho fantástico. Quando eu vejo o que o Piauí tem feito nessa sensibilização e mobilização, me dá muito orgulho”, destacou o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Urbano.

Meta

A meta do programa é que, até 2017, quatro milhões de visitas semanais sejam feitas às famílias mais carentes. Dentre as prioridades, estarão gestantes e crianças do Bolsa Família, crianças com algum tipo de deficiência e crianças que estão em medidas protetivas.

O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, elogiou a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. “O ministério foi extremamente feliz em definir as crianças como prioridade, estabelecendo novas políticas públicas e que começam a tomar forma por meio do Programa Criança Feliz. Preocupar-se com os novos brasileiros desde sua gestação refletirá nas gerações futuras”, ressaltou Santana.

Crianças e mães

A vice-governadora Margarete Coelho acrescentou a importância do programa para as crianças e mães. “Eu tenho acompanhado esse programa desde o princípio. Acompanhei as primeiras reuniões aqui em Teresina com o ministro Osmar Terra, que chamava os municípios a aderirem a esse projeto, que, para mim, é um dos projetos que pode estabelecer a esperança no futuro das nossas crianças, no futuro dos nossos cidadãos. O Criança Feliz traz a possibilidade de olharmos nossas crianças e essas mães de família que precisam de políticas públicas para que, de fato, possam ser mães”, finalizou Margarete.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: