Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contra a intolerância, piauienses participam da 14ª Parada da Diversidade

O evento ainda contou com o show de Vanessa da Mata.

30/08/2015 17:59

Aconteceu ontem (30), em Teresina, a 14ª Parada da Diversidade. A concentração do evento se iniciou as 16 horas no Parque Potycabana e encheu a avenida Raul Lopes de apoiadores e integrantes das causas LGBT's. O evento se iniciou de forma tímida, em relação aos eventos anteriores, mas a organização esperava um público de 100 mil pessoas.

"Até o momento tudo está ocorrendo dentro do planejado. A expectativa de público é a mesma do ano de 2013, onde milhares de pessoas prestigiaram o evento com o show de Daniela Mercury. O nosso evento não é mais restrito a Teresina, pessoas das mais diversas cidades piauienses e do Maranhão estão aqui hoje nos apoiando", contou Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes.

Fotos: Jailson Soares/ ODIA

Estão presentes na Parada pessoas das cidades de Bom Jesus, Esperantina e Luzilândia. O público das cidades maranhenses também estão na capital para participar da passeata. "A Parada da Diversidade hoje reúne várias cidades e estados, e isso é muito importante para nós. Vários movi mentos sociais, como cadeirantes e feministas, que também apoiam o movimento estão presentes", complementou Marinalva. 

Quem prestigia o evento elogia a organização e promete voltar nos próximos anos ao estado do Piauí, como é o caso da Miss Universo Gay 2015, Mila Dias, que mora no estado do Maranhão. "Eu já estive em outros anos participando da Parada aqui em Teresina e é sempre um prazer, pois sempre sou muito bem recebida e as expectativas são sempre superadas a cada evento", disse a Miss que foi recebeu o título no mês de abril, em um concurso realizado em Salvador.

Mila Dias, Miss Universo Gay 2015, participa do evento em Teresina.

O percurso da Parada da Diversidade será de aproximadamente 1.200 metros. A caminhada será encerrada no estacionamento da Ponte Estaiada, onde ocorrerá o show da cantora Vanessa da Mata, por volta das 20 horas. Nesse percurso, pessoas como Maria José Alves, cadeirante e membro da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMTE), prestigiam o evento e afirmam que todos são iguais e merecem seu espaço na sociedade.

"Eu venho todos os anos ao evento e é sempre uma novidade positiva. Hoje temos aqui 15 cadeirantes, membros da ASCAMTE, que vieram honrar o evento e mostrar que várias entidades apoiam a causa LGBT e vamos reforçar o direito de que todos são iguais e tem seus direitos", disse Maria José. 

Para fazer a segurança do evento, além dos 134 policiais militares que fazem o policiamento durante todo o percurso e da unidade móvel da Polícia Civil, a organização contratou 40 seguranças particulares. A Fundação Municipal da Saúde (FMS), faz a distribuição de material educativo e ações de prevenção das DST's. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instalou uma tenda para fazer a campanha Voto Consciente, uma ação da Justiça Eleitoral.

Por: Isabela Lopes e Paloma Vieira
Mais sobre: