Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

1.282 candidatos prestam Exame da OAB no Piauí

Apenas 24 pessoas faltaram à prova nos quatro centros de aplicação do Estado.

14/09/2015 10:59

Bacharéis em Direito de todo o Brasil realizaram neste domingo (13) a 2ª fase do XVII Exame Unificado de Ordem. O Exame teve início às 13h e no Piauí, dos 1306 inscritos, apenas 24 faltaram à prova, que foi aplicada nas cidades de Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos. No total, 1.282 candidatos estiveram presentes na prova prático-profissional, que avalia o conhecimento do candidato para o exercício da advocacia.

Em Teresina, as provas foram aplicadas no Centro de Ensino Uninovafapi. De acordo com a coordenação da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo Exame, dos 19 que não realizaram a prova na capital, além dos ausentes, atraso e ausência de documentos de identificação foram impedimento para a realização da prova.

Em Picos, as provas foram aplicadas no Instituto Monsenhor Hipólito. Dos 80 inscritos, apenas 04 faltaram. Em Parnaíba, nenhum candidato deixou de comparecer e realizar o Exame, que contou com 101 candidatos. Em Floriano, dos 14 inscritos, apenas 01 faltou à prova, que aconteceu no Campus da Universidade Estadual do Piauí no município.

Membros da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI acompanham toda a aplicação da prova, verificando o andamento e legalidade do certame. Foram eles: Rafael Sérvio; Leonardo Andrade, Luciano Maia, Silvia Lorenna Alencar, Alexandre Rodrigues; Jason Nunes; Raimundo Pessoa; Luiz Alberto Júnior.

A segunda e última fase do Exame é composta de duas partes: a primeira, com quatro questões escritas discursivas e a segunda, onde deverão escrever uma peça profissional de acordo com a área do direito escolhida no ato da inscrição.Com duração de cinco horas, o candidato deve optar por uma das áreas do direito: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. De acordo com a banca organizadora, o resultado preliminar da segunda fase deve ser divulgado no dia 04 de outubro.

O Exame de Ordem é uma realização do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Fonte: OAB-PI
Mais sobre: