Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Burocracia empurra teresinense para os cartórios de Timon

Corregedor Sebastião Ribeiro diz que sistema local é "jurássico".

29/07/2015 12:47

A burocracia nos cartórios de Teresina está fazendo com que clientes se dirijam aos da cidade de Timon, no Maranhão. A demora na resolução dos processos e o modo antigo de registro deixam cada vez mais os usuários insatisfeitos.

A advogada Paula Campos decidiu utilizar os serviços dos cartórios de Timon por conta da agilidade. “Em um inventário, por exemplo, em Timon, eu demoro cerca de 15 dias para resolver tudo e aqui em Teresina passo uns 8 meses e, às vezes, sem conclusão por causa da burocracia”, relatou a advogada.

Para o Corregedor do TJ, Sebastião Ribeiro, os serviços na cidade de Timon superam aqueles que são oferecidos em Teresina . “É mais fácil, mais ágil, mais moderno. O nosso sistema aqui é bem jurássico, é bem atrasado, lá é tudo digital, o que torna tudo mais rápido e mais confiável”, garante o Corregedor, que já utilizou os cartórios maranhenses por duas vezes.

Além da celeridade, outros fatores contribuem para a escolha dos cartórios maranhenses, como o acompanhamento do processo, uma vez que em Timon ele é feito todo de modo virtual. A devolução dos documentos autenticados, que reduz os custos para os clientes e a localização dos cartórios também colaboram.

Sem prazo definido, Sebastião afirmou ainda que o Estado do Piauí está trabalhando para resolver os problemas enfrentados por aqueles que utilizam os cartórios teresinenses, a fim de trazer mais comodidade aos usuários. Ele também não tem previsão de um novo concurso.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: