Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seminário de Novos Gestores inicia com discurso de união entre prefeitos

Seminário de Novos Gestores inicia com discurso de união entre prefeitos

29/11/2016 10:06

Todas as dependências da Associação Piauiense de Municípios (APPM) ficaram lotadas na noite desta segunda-feira (28) para a abertura do Seminário Novos Gestores: Municipalismo de Resultados. O presidente da APPM, Arinaldo Leal, acolheu os participantes do Seminário e as autoridades presentes, entre elas o governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira e os deputados federais Marcelo Castro, Rejane Dias e Júlio César.

“O objetivo é promover a produção de conhecimentos para a construção de uma cultura organizacional adequada aos novos tempos da administração pública. Os novos gestores encontrarão uma realidade bem diferente a de anos anteriores, um cenário de crise e de sobrecarga de atribuições dos municípios, por isso todos tem que estar bem preparados”, discursou Arinaldo Leal.

O senador Ciro Nogueira falou sobre o projeto Integrar APPM, que tem o apoio da Caixa Econômica Federal. Seguiu-se a leitura do Relatório Síntese de Ações e Propostas da Escola de Municípios para 2017/2018, realizada pelo presidente da Escola, Marcos Patrício, e a assinatura de Termo de Parceria UESPI/APPM/ESCOLA.

Já o governador Wellington Dias pediu união na APPM, para que o municipalismo possa se fortalecer. “Desejamos que haja um consenso na eleição da entidade, para que ela possa se fortalecer ainda mais. Mas, mesmo que haja disputa, que ela seja saudável e nós trabalharemos em parceria com a gestão, assim como fizemos com Arinaldo”, relatou.

O evento continuou com a palestra com o tema "Controle do Poder Judiciário na Administração Pública", proferida pelo presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Roberto Carvalho Veloso e o debatedor Jaylson Campelo, conselheiro substituto do TCE-PI, que fez muitos elogios a gestão de Arinaldo Leal na APPM, bem como a forte parceria entre as duas entidades nos últimos anos.

A segunda palestra teve como tema "Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal". Foi realizada por dr. Norberto Campelo, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, tendo como debatedor Delano Câmara, conselheiro substituto do TCE-PI.

A noite de abertura do evento que vai até a próxima quarta (30) foi concluída com um coquetel e uma apresentação cultural.

Outras atividades

Na terça-feira e na quarta-feira palestras, mini-cursos e oficinas trarão ao conhecimento dos gestores temas como "Finanças Municipais", "Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde", “Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública", "Judicialização / Busca de Direitos", com a participação de entidades como a Uespi, Funasa, Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento tem como um dos parceiros o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que disponibilizará técnicos e espaço físico para as palestras e mini-cursos. Outra parceira é a Caixa Econômica Federal, que financiará p evento. O Seminários faz parte da meta 1 do Projeto Integrar, desenvolvido pela Escola de Municípios do Piauí. 

FOTOS: Appm e Geysa Silva

Fonte: APPM
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: