Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde beneficia mais de 5 mil pessoas na região de Floriano

Saúde beneficia mais de 5 mil pessoas na região de Floriano

22/09/2016 11:54

O Governo do Estado já beneficiou mais de cinco mil pessoas na região de Floriano com ações e programas descentralizados de saúde. Para tanto, a Secretaria de Estado da Saúde levou para a região programas itinerantes, como Amigos do Peito, Olhar Bem e Passo à Frente, serviços que possibilitam a proximidade do usuário a consultas, exames, cirurgias e ainda peças ortopédicas. Tudo com rapidez e resolutuvidade.

O secretário da Saúde, Francisco Costa, enfatiza a necessidade em dar uma resposta rápida ao usuário da região. “A decisão de lançar esses programas no formato itinerante é exatamente para, além de interiorização a oferta de serviços, facilitar o acesso a exames, consultas, cirurgias e ainda a disponibilização de equipamentos ortopédicos”, declarou.

Somente com o Olhar Bem, ação com oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata, foi possível atender mais de 3 mil pessoas, entre adultos e crianças. Em uma semana de atividades em Floriano, foram realizadas mais de 2300 consultas e mais de 1.600 cirurgias. Com o programa, a Secretaria possibilitou que milhares de pessoas pudessem ter novos olhares, como a do marceneiro de Guadalupe, seu Manoel Freitas, de 80 anos. “Quando eu vi para cá, eu pensava que iam marcar a cirurgia, e hoje já estou enxergando. Antes, eu fazia meus serviços e dizia para os meus clientes, ‘se não ficar bom, pode devolver’. Agora sei que vou fazer tudo certinho, porque estou enxergando. Minha mulher não vai nem acreditar”, diz, o sorridente Manoel.

Totalmente gratuito, o programa disponibilizava também óculos escuros e colírio para o pós-cirurgia, com revisão cirúrgica após 30 dias. Realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Olhar Bem é voltado para a população a partir de 60 anos, triadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e outros pacientes com outros tipos de cataratas, como: congênita, traumática e medicamentosa.

Além de Floriano, foram beneficiados pacientes dos municípios do seu entorno, como São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí, Jerumenha, Guadalupe, Marcos Parente entre outros.

Passo à Frente

O outro programa desenvolvido pela Secretaria da Saúde e com resultados que se vê por onde se anda é a o Passo à Frente. Destinado a pacientes com algum tipo de deficiência física, o programa disponibiliza órteses e próteses, sem a necessidade do paciente se deslocar para Teresina. Para isso, uma oficina itinerante percorre o Estado e já atendeu mais de três mil pacientes, beneficiando mais de 30 municípios.

O primeiro a receber o programa foi Floriano, realizando mais de 600 atendimentos em maio deste ano e em agosto, a Secretaria retornou ao município para a entrega dos equipamentos ortopédicos: 539 peças, entre órteses e próteses, beneficiando ainda pacientes de Guadalupe, Francisco Ayres, São Francisco do Piauí, Jerumenha e Nazaré do Piauí.

Pelo Passo à Frente, o paciente pode receber andadores, bengalas e muletas, cadeiras de roda e de banho, sapato pé diabético, botas, órteses e próteses. Um deles foi o João Paulo Ferreira, 6 anos de idade, que recebeu, pela primeira vez, bengalas, cadeira de roda adaptada e um par de órteses. A mãe dele, Elis Regina, que se dedica integralmente ao menino, não escondia a felicidade. "Só tenho a agradecer o apoio de vocês. Não tinha como comprar, mas eu iria atrás, graças a Deus eu consegui", conta com satisfação.

Amigos do Peito

Fazer o rastreamento e prevenção do câncer de mama é outra ação que percorreu muitas estradas, por meio de duas carretas equipadas com mamógrafos. Com o Amigos do Peito e a oferta de exames de mamografia gratuitamente, o programa é voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade. Na região de Floriano, o Amigos do Peito passou por São Francisco do Piauí, Oeiras e São José do Peixe, contemplando 250 pacientes, em 2015.

“Com o exame de mamografia oportunizamos para as pacientes, também, os laudos imediatos e o encaminhamento para a rede quando algum caso de lesão é identificado, garantindo assim a consulta especializada e o direcionamento de tratamento oncológico que por ventura o caso requerer”, afirma o secretário da Saúde, Francisco Costa.

Fonte: Ccom
Mais sobre: