Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo prefeito decreta situação de emergência em Jacobina do Piauí

Novo prefeito decreta situação de emergência em Jacobina do Piauí

11/01/2017 11:17

Depois de receber um município à beira do colapso, o novo prefeito do município de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, tem enfrentado dificuldades no início da gestão.

Logo na primeira semana à frente do governo municipal, GD anulou atos da gestão anterior, como decretos e processos licitatórios da gestão anterior, e cancelou todas as movimentações financeiras relacionadas às contas bancárias do município.

O prefeito também decretou situação de emergência no município. Conforme o Decreto, as instalações físicas das repartições públicas municipais, incluindo escolas e postos de saúde, estão deterioradas, sem condições de uso, algumas delas, sem energia elétrica, por falta de pagamento, o que prejudica a prestação dos serviços públicos à população.

Ainda segundo o Decreto, a frota de veículos e as máquinas do município estão sucateadas, o município possui inadimplência junto a diversos órgãos públicos nas esferas do governo, e acumula dívidas exorbitantes com servidores, prestadores de serviço e fornecedores.

Outro agravante é a situação da limpeza da cidade, diante da prolongada paralisação dos serviços de capina, varrição das vias públicas, o que resultou no acúmulo de lixo, entulho e vegetação pela cidade, o que contribui para a proliferação de doenças e coloca em risco a saúde da população.

Segundo o prefeito GD, a conjunção de todos esses fatos repercute diretamente na eficaz prestação dos serviços públicos e no exercício das atividades constitucionalmente reservadas ao Poder Executivo Municipal.

O Decreto de emergência tem vigência de 45 dias.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: