Portal O Dia

Mulher solteira gosta é de homem casado, diz estudo

Um novo estudo fornece evidências daquilo que muitos já suspeitavam: a de que mulheres solteiras são muito mais interessadas em ir atrás de um homem comprometido do que um solteirão.

01/10/2009 13:08

Um novo estudo fornece evidências daquilo que muitos já suspeitavam: a de que mulheres solteiras são muito mais interessadas em ir atrás de um homem comprometido do que um solteirão.

"A mulher solteira realmente, realmente gostou do cara quando ele era comprometido", afirma Melissa Burkley, da Universidade Estadual de Oklahoma, que conduziu o estudo com sua colega Jessica Parker.

Elas entrevistaram 184 estudantes universitários heterossexuais para participar de uma experiência sobre atração sexual, e disseram aos voluntários que o programa de computador ajudaria a combiná-los com um parceiro ideal. Metade dos participantes era solteira e a outra, comprometida, com números iguais de homens e mulheres em ambos os grupos.

Encontrando "Mr. Right"

Sem o conhecimento dos participantes, a cada um foi oferecido um candidato a parceiro fictício, que preenchia, exatamente, aos respectivos requisitos de interesse. A fotografia de "Mr. Right" era a mesma para todas as mulheres participantes. A mesma experiência foi feita com os homens, em relação à mulher ideal. Para metade dos participantes, foi dito que o "par ideal" era solteiro, e para a outra metade, que ele já estava em um relacionamento romântico.

"Tudo era a mesma coisa para todos os participantes, exceto se o par ideal era comprometido ou não", disse Burkley.

O resultado mais surpreendente foi nas respostas de mulheres solteiras. Quando foi oferecido um homem solteiro, 59% se afirmaram interessadas em um relacionamento. Mas, quando ele era comprometido, 90% disseram que estavam interessadas em ir à caça.

Os homens eram mais insistentes na busca por novos pares, mas não se demonstravam preocupação caso elas fossem comprometidas ou não. Mulheres comprometidas mostraram menor interesse e foram levemente assediadas por homens solteiros.

Selo de aprovação

Burkley e Parker deduzem que as mulheres solteiras podem se sentir mais atraídas por homens comprometidos porque eles já foram "pré-selecionados" por outras mulheres, assim como foram considerados satisfatórios pela companheira, enquanto homens solteiros detêm menos "referências" nesse sentido.

Estratégias de caça de parceiro similares foram encontradas em pássaros e peixes, afirma Burkley.

Mas estudos anteriores entre pessoas apenas perguntaram se os participantes encontraram outros parceiros em potencial o diferencial, neste estudo, é a investigação sobre o que as faz insistir em um relacionamento.

"A próxima questão é por quê", diz Burkley. Em estudos futuros, ela pretende aprofundar a exploração sobre os motivos pelos quais as mulheres desejam parceiros que já estão comprometidos. Além da explicação da "pré-triagem", outra possibilidade, diz ela, é que na sociedade dos Estados Unidos, mulheres são socializadas para serem competitivas, então elas projetam a autoestima a partir do companheiro das mulheres rivais.

Outros pesquisadores dizem que este trabalho fornece pontos interessantes sobre a procura de companheiros. "Isso nos diz algo sobre o papel do desejo social na escolha de parceiros, diz Fhionna Moore, da Universidade de Abertay Dundee (Reino Unido), cuja própria pesquisa demonstrou que mulheres mais ricas são mais exigentes a respeito de seus companheiros.
Fonte: Folha Online
Edição: Portal O Dia
Repórter: Portal O Dia

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 3 dias
'Não' venceu com 55,30% dos votos. 'Sim' obteve 44,70% dos votos.
há 4 dias
Presidente Dilma adia divulgação do programa de governo por impasse com alas do Partido.
há 5 dias
Nesta quarta-feira, detentos escaparam por túnel e tiros foram ouvidos no interior da penitenciária.
há 5 dias
Valor pode comprar 230 carros de luxo ou 50 imóveis de R$ 600 mil cada. Apostas devem ser feitas até as 19h nas lotéricas do país.