Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Médicos retiram tumor raro do tamanho de bola de futebol de menina

Garota indiana foi salva por voluntários, que postaram fotos dela em redes sociais e acabaram sensibilizando o ministro-chefe do estado.

15/01/2016 08:53

A menina Renu, de 4 anos, tinha um tumor do tamanho de uma bola de futebol na cabeça (Foto: Divulgação/ King George Medical University)

Uma menina de 4 anos teve um tumor do tamanho de uma bola de futebol removido de seu crânio. Renu, que mora em Uttar Pradesh, na Índia, foi salva com a ajuda de voluntários, que postaram fotos dela em redes sociais e acabaram sensibilizando o ministro-chefe do estado.

Segundo o jornal “Daily Mail”, o tumor da menina era raro e conhecido como encefalocele occipital gigante. A cirurgia para a remoção foi feita pelos médicos da King George Medical University no último dia 22 de dezembro. O tumor, um dos dois únicos casos conhecidos no mundo, vinha crescendo na região occipital, a parte do cérebro que controla a visão, desde que a garota nasceu.

O tumor era benigno, mas perigoso. “Ele teria aumentado ainda mais e, eventualmente, se romperia. Se isso tivesse acontecido, a menina teria perdido sua vida”, explicou o cirurgião SN Kureel. Ainda segundo o médico, o principal desafio da cirurgia era retirar o tumor sem danificar os nervos oculares. A operação foi um sucesso, mas Kureel diz que vai demorar um tempo até que eles saibam se o tumor causou outras sequelas em Renu.

O pai dela, o lavrador Jhinkant, classificou o caso como um milagre. “Eu não sei o que a mídia social é e como ela funciona. Mas uma coisa eu sei: ela ajudou a salvar a vida da minha filha. Esse ato de compaixão e benevolência tem restaurado a minha fé na humanidade. Deus abençoe a todos eles”, desabafou.


Fonte: Extra
Mais sobre: