Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hacker expõe dados de 20 mil funcionários e agentes do FBI

Os dados foram colocados na web por um usuário do Twitter.

09/02/2016 09:10

Um hacker publicou dados de nove mil colaboradores do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos e de 20 mil colaboradores do FBI nesta segunda-feira (8). O pacote inclui nomes, cargos, endereços de e-mail e números de telefone.

O invasor já havia comunicado o vazamento antecipadamente ao portal "Motherboard", da "Vice". A publicação tentou contato com diversos números de telefone inclusos no pacote e confirmou que muitos deles estavam corretos, conferindo legitimidade às informações. Alguns dos números, porém, não estavam corretos - o que indica que a informação pode estar desatualizada.

Os dados foram colocados na web por um usuário no Twitter. A conta é usada para ativismo político em favor da Palestina. O tuite inclui a hashtag "#FreePalestine" (liberte a Palestina).

O Departamento de Segurança Nacional informou que está investigando o vazamento, mas disse que até o momento o conjunto de dados parece não incluir informações pessoais dos colaboradores. Segundo o "Motherboard", o arquivo contém o nome, o endereço de e-mail, o número de telefone e o cargo de cada servidor público.

Cerca de mil registros são de analistas de inteligência do FBI, de acordo com a publicação. Há também dados de agentes especiais e de diretores.

Segundo o hacker, os dados teriam sido obtidos de um computador de um funcionário do Departamento de Segurança Nacional. Após hackear o e-mail do colaborador, ele disse que telefonou para o setor responsável por um sistema interno do governo para burlar a proteção de senha única (token) adotada. Segundo o hacker, um dos funcionários teria fornecido uma senha para que ele usasse na autenticação após ele justificar que era novo no órgão e ainda não tinha o dispositivo.

Este é o segundo vazamento que afeta servidores públicos dos Estados Unidos em menos de um ano. Em abril do ano passado, invasores acessaram dados da Agência de Gerenciamento Pessoal e do Departamento do Interior, comprometendo registros aproximadamente quatro milhões de colaboradores do governo.

Fonte: G1
Mais sobre: