Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

EUA anunciam acordos militares de US$ 110 bilhões com a Arábia Saudita

Cooperação será selada por Donald Trump com o rei saudita; líder americano está visitando o reino.

20/05/2017 13:33

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, se reuniram neste sábado (20) no Palácio Al Yamama, em Riad, para discutir a sua relação bilateral e a luta contra o terrorismo. Em meio à visita de Trump ao reino árabe, o governo americano anunciou acordos de cooperação militar com os sauditas avaliados em US$ 110 bilhões.

Este pacote de equipamentos e serviços de defesa "apoia a segurança a longo prazo da Arábia Saudita na região frente às ameaças dos iranianos, enquanto reforça a habilidade do reino em contribuir para as operações antiterroristas em toda a região, reduzindo o peso sobre os EUA".

Segundo a rede CNN, o acordo fará chegar na Arábia Saudita navios, aviões e bombas fabricados pelos Estados Unidos. A administração Trump lançou o acordo como uma renovação do compromisso dos EUA com a região, embora muitas das vendas incluídas nele tenham sido aprovadas ainda pela administração Obama.

A Casa Branca apontou que os acordos mostram, "da maneira mais clara possível", o compromisso de Washington com a sua aliança com a Arábia Saudita e os países do Golfo Pérsico. Além disso, ressaltou que representa uma maneira de dar mais oportunidades às empresas americanas na região e incentivar a criação de milhares de postos de trabalho na indústria militar dos EUA.

Pouco antes do encontro, Salman bin Abdulaziz disse que a visita do presidente americano "tornará realidade a segurança e a estabilidade global". Nas suas primeiras declarações após a chegada de Trump, por meio do Twitter, Salman também destacou a importância desta viagem para as relações bilaterais.

Trump e sua mulher Melania são recebidos na corte saudita pelo rei Salman (Foto: Agência Saudita de Imprensa/Reuters)

"Damos as boas-vindas a @POTUS Trump ao reino saudita. Senhor presidente, a sua visita reforçará a nossa cooperação estratégica e tornará realidade a segurança e a estabilidade global", disse o monarca.

O presidente dos EUA desembarcou na capital Riad neste sábado, dando início à sua primeira viagem internacional, que ainda inclui Israel, Palestina, Vaticano, Bélgica e Itália.

Está previsto que Trump participe, no domingo, de um encontro com representantes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) - Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Catar e Omã - assim como de uma cúpula com líderes de países islâmicos.

Paralelamente a estes encontros, será realizado um fórum para a luta contra o terrorismo e o extremismo patrocinado pela coalizão militar islâmica antiterrorista, criada em 2015 por iniciativa da Arábia Saudita, e que as autoridades de Riad querem promover coincidindo com a visita do presidente americano.

Fonte: G1
Mais sobre: