Portal O Dia
  • Portal O Dia /
  • Mundo /
  • Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

16/04/2012 14:20

 

Brasília –  O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou hoje (16) as sanções à Coreia do Norte. Na semana passada, os norte-coreanos lançaram um míssil de longo alcance – mas a tentativa foi frustrada. Segundo eles, o objetivo é apenas monitorar o espaço aéreo. Para a comunidade internacional, o satélite acoplado ao foguete é uma ameaça, pois tem fins nucleares e militares. As autoridades da Coreia do Norte negam as suspeitas.

Os 15 integrantes do conselho – cinco permanentes e dez provisórios – apoiaram de forma unânime as sanções que determinarão restrições aos bens de indivíduos e empresas norte-coreanas. A relação com os nomes deverá ficar pronta em duas semanas.

Na declaração, o conselho condena de forma veemente o lançamento do foguete classificando o ato como “grave violação” das resoluções da ONU que proíbem que a Coreia do Norte mantenha “qualquer atividade nuclear ou militar”. No comunicado, o conselho diz lamentar que o episódio tenha provocado preocupações na região.

O texto exige ainda que a Coreia do Norte não faça mais testes e abandone o programa de armamento nuclear. De acordo com a declaração, o Conselho de Segurança promete reagir de forma mais incisiva se a Coreia do Norte mantiver a decisão de lançar foguetes e o programa nuclear.

Depois de testes nucleares feitos pelos norte-coreanos, em 2006 e 2009, a Coreia do Norte foi submetida a uma série de restrições por parte da comunidade internacional. A Coreia do Norte está proibida de comercializar qualquer material nuclear e militar, assim como fazer testes nas duas áreas.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 1 dia
Hassan Rohani diz que próximo passo é por fim a banho de sangue. Presidente do Irã se reuniu com representante da União Europeia.
há 2 dias
Jovens arqueólogos voluntários fizeram a descoberta em Tautavel. Ainda não se sabe se dente pertencia a homem ou mulher.
há 2 dias
Moedas e corrente de ouro de 12 metros foram recuperadas em junho. Embarcação era parte de comboio que afundou em 1715 após furacão.
há 2 dias
Julgamento foi criticado por entidades de defesa dos direitos humanos. Seif al Islam Kadhafi foi condenado por reprimir violentamente uma revolta.