Portal O Dia
  • Portal O Dia /
  • Mundo /
  • Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

Conselho de Segurança da ONU aprova sanções à Coreia do Norte devido a lançamento de míssil

16/04/2012 14:20

 

Brasília –  O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou hoje (16) as sanções à Coreia do Norte. Na semana passada, os norte-coreanos lançaram um míssil de longo alcance – mas a tentativa foi frustrada. Segundo eles, o objetivo é apenas monitorar o espaço aéreo. Para a comunidade internacional, o satélite acoplado ao foguete é uma ameaça, pois tem fins nucleares e militares. As autoridades da Coreia do Norte negam as suspeitas.

Os 15 integrantes do conselho – cinco permanentes e dez provisórios – apoiaram de forma unânime as sanções que determinarão restrições aos bens de indivíduos e empresas norte-coreanas. A relação com os nomes deverá ficar pronta em duas semanas.

Na declaração, o conselho condena de forma veemente o lançamento do foguete classificando o ato como “grave violação” das resoluções da ONU que proíbem que a Coreia do Norte mantenha “qualquer atividade nuclear ou militar”. No comunicado, o conselho diz lamentar que o episódio tenha provocado preocupações na região.

O texto exige ainda que a Coreia do Norte não faça mais testes e abandone o programa de armamento nuclear. De acordo com a declaração, o Conselho de Segurança promete reagir de forma mais incisiva se a Coreia do Norte mantiver a decisão de lançar foguetes e o programa nuclear.

Depois de testes nucleares feitos pelos norte-coreanos, em 2006 e 2009, a Coreia do Norte foi submetida a uma série de restrições por parte da comunidade internacional. A Coreia do Norte está proibida de comercializar qualquer material nuclear e militar, assim como fazer testes nas duas áreas.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 14 horas
Ministros de Finanças da zona do euro se reuniram nesta terça-feira. Carta com pedido deverá ser avaliada em teleconferência na quarta.
há 19 horas
Ao fazer discurso em funeral de amigo, Nadia Bolz Weber, viu que sua comunidade precisava de um pastor e criou a Casa para Todos os Pecadores e Santos.
há 19 horas
Sakari Momoi morreu de insuficiência renal, em um hospital de Tóquio.
há 1 dia
Frankfurt estava em queda de 2,11% e Milão de quase 3%. No entanto, o euro passou a registrar alta após saída de ministro grego.