Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasileiros relatam momentos de tensão durante terremoto que atingiu Itália

Os dois brasileiros ouvidos pelo Portal O Dia relatam que já conseguiram entrar em contato com seus familiares.

24/08/2016 13:49

O Portal O Dia conversou com brasileiros que estão na Itália, e relatam momentos de tensão, após o forte terremoto registrado na madrugada desta quarta-feira (24) na região central do país. Até o momento, já foram contabilizadas mais de 70 mortes, e os diversos desabamentos deixaram um rastro de destruição, em algumas cidades do País. 

Os italianos foram surpreendidos durante a madrugada com um tremor de magnitude de 6,2. O epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Rieti, a pouco mais de 150 km a nordeste de Roma. 

No momento do Terremoto, o sergipano Marcos Couto estava em uma das províncias da Região das Marcas, uma das mais atingidas pelo tremor. Ele conta que durante a madrugada,  o clima de tensão tomou conta dos moradores, que deixaram as casas com medo de desabamentos. 

“Estávamos na região das marcas, uma das mais afetadas. fomos acordados com os primeiros tremores. eu nunca tinha vivido uma experiência como essa, demorou alguns segundos para entender o que estava acontecendo. Depois do primeiro tremor, a energia foi  cortada, os alarmes dos carros e das residências começaram a soar, e as pessoas foram para as ruas”, relata o Brasileiro. 

O sergipano Marcos Couto disse que o clima de tensão ainda existe em todo o país (Foto: Reprodução)

Após os tremores, equipes de resgate foram deslocadas de vários pontos da Itália em busca de socorrer sobreviventes nos escombros da região mais atingida. Marcos Couto afirma que, apesar do tempo decorrido, o clima de tensão ainda existe em todo o país, por conta dos pequenos tremores que continuam a acontecer. “Estamos em estado de alerta, porque os tremores não terminaram. É uma sensação muito ruim. Ninguém dormiu e nem dorme, porque qualquer tremor, temos que sair das casas”, conta.

Apesar do terremoto ter acontecido na região central do país, os efeitos também chegaram a ser sentidos na capital, Roma, distante 150km do epicentro. O gaúcho Maximo Tessaro, que mora na cidade há mais de um ano, também acordou durante a madrugada por conta do  tremor.

“Acordei às 3h30 da manhã com a cama e o armário balançando dentro do quarto. essa foi a primeira experiência que vivenciei nesse sentido, dava um pânico, ao ver a preocupação das pessoas pelas ruas”, relata o brasileiro, ao destacar que a região de Roma não sofreu danos mais graves por conta do tremor. 

Maximo Tessaro mora há um ano na Italia e foi acordado pelo tremor (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com Maximo Tessaro, as autoridades italianas já emitiram alertas à população no sentido de amenizar os danos do terremoto. “As autoridades disseram que não vão deixar as pessoas desamparadas, e que o governo vai estar próximo, para ajudar as cidades mais atingidas”

Os dois brasileiros ouvidos pelo Portal O Dia relatam que já conseguiram entrar em contato com seus familiares. 

Por: Natanael Souza
Mais sobre: