Portal O Dia
  • Portal O Dia /
  • Piauí /
  • Prefeitura lança Diretrizes Curriculares para educação municipal

Prefeitura lança Diretrizes Curriculares para educação municipal

15/02/2008 13:03

Professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC e representantes de instituições de ensino participaram, na manhã de hoje (15), do lançamento das Diretrizes Curriculares do Município de Teresina. A solenidade aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes e contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

Depois de vários debates e estudos realizados por professores e técnicos da SEMEC, foram estruturados os conteúdos das Diretrizes Curriculares, que tomam como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a LDB/1996, o parecer 4/98/CNE e a Proposta Pedagógica da SEMEC, implantada em 1992.

O material é dividido em duas partes. A primeira parte é voltada para Educação Infantil abordando aspectos como perpasse histórico, áreas do conhecimento e eixos temáticos. A segunda parte contempla o Ensino Fundamental, com fundamentos teórico-metodológicos e sistema de conteúdos e habilidades. Princípios como articulação e participação, contextualização e aprendizagem contínua e significativa também nortearam o trabalho dos profissionais no desenvolvimento das Diretrizes.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Washington Bonfim, este material é um indicador claro do compromisso da Prefeitura Municipal de Teresina com a qualidade da educação. "Não dá para pensar em educação sem levar em consideração um guia que aponte um caminho aos professores. A idéia das Diretrizes Curriculares e dos fluxos de aula é justamente universalizar a forma de ensinar em todas as escolas, sejam elas de zona urbana ou rural, de modo a fortalecer o sentido de rede. Só assim produziremos um ensino de qualidade", observou.

O secretário informou ainda que o atendimento nas escolas municipais aumentou consideravelmente. Segundo ele, em 2004, Teresina contava com 134 mil alunos no Ensino Fundamental entre escolas da rede estadual, municipal e particular. Deste número, 44% correspondiam ao número de matrículas em escolas municipais. Em 2007, 60.800 alunos respondiam por toda a matrícula do Ensino Fundamental, sendo 63% de escolas municipais. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 292 escolas, atendendo aproximadamente 95 mil estudantes.

Fonte: PMT
Edição: Portal O Dia
Repórter: Portal O Dia

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 13 horas
Adotantes Anônimos querem maior agilidade nos processos de adoção.
há 21 horas
Homem já tem grande histórico de fuga e está detido por furtos e assaltos.
há 1 dia
Um grupo de alunos do Ceut cobrou a presença mais efetiva da Polícia Militar nas imediações do prédio onde funciona a faculdade.
há 1 dia
As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br.