Portal O Dia
  • Portal O Dia /
  • Piauí /
  • Prefeitura lança Diretrizes Curriculares para educação municipal

Prefeitura lança Diretrizes Curriculares para educação municipal

15/02/2008 13:03

Professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC e representantes de instituições de ensino participaram, na manhã de hoje (15), do lançamento das Diretrizes Curriculares do Município de Teresina. A solenidade aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes e contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

Depois de vários debates e estudos realizados por professores e técnicos da SEMEC, foram estruturados os conteúdos das Diretrizes Curriculares, que tomam como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a LDB/1996, o parecer 4/98/CNE e a Proposta Pedagógica da SEMEC, implantada em 1992.

O material é dividido em duas partes. A primeira parte é voltada para Educação Infantil abordando aspectos como perpasse histórico, áreas do conhecimento e eixos temáticos. A segunda parte contempla o Ensino Fundamental, com fundamentos teórico-metodológicos e sistema de conteúdos e habilidades. Princípios como articulação e participação, contextualização e aprendizagem contínua e significativa também nortearam o trabalho dos profissionais no desenvolvimento das Diretrizes.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Washington Bonfim, este material é um indicador claro do compromisso da Prefeitura Municipal de Teresina com a qualidade da educação. "Não dá para pensar em educação sem levar em consideração um guia que aponte um caminho aos professores. A idéia das Diretrizes Curriculares e dos fluxos de aula é justamente universalizar a forma de ensinar em todas as escolas, sejam elas de zona urbana ou rural, de modo a fortalecer o sentido de rede. Só assim produziremos um ensino de qualidade", observou.

O secretário informou ainda que o atendimento nas escolas municipais aumentou consideravelmente. Segundo ele, em 2004, Teresina contava com 134 mil alunos no Ensino Fundamental entre escolas da rede estadual, municipal e particular. Deste número, 44% correspondiam ao número de matrículas em escolas municipais. Em 2007, 60.800 alunos respondiam por toda a matrícula do Ensino Fundamental, sendo 63% de escolas municipais. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 292 escolas, atendendo aproximadamente 95 mil estudantes.

Fonte: PMT
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 15 horas
Desembargador bloqueou mais de R$ 19 milhões para pagamento de indenização.
há 18 horas
70 trabalhadores que prestaram serviços à Coosergepi serão beneficiados.
há 21 horas
As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 27 e 28 de novembro e dia 01 de dezembro de 2014, das 9h às 21h, na sede da faculdade.
há 22 horas
Major orienta que adultos não entrem no mar ou piscinas após ingerir bebidas alcoólicas. Cuidado com as crianças também deve ser redobrado.