Portal O Dia

Barragem Piaus vai beneficiar Semi-árido do Estado

A barragem terá capacidade de acumular 104,5 milhões de m³ de água, que será usada para o abastecimento humano, beneficiando uma das áreas mais áridas do Piauí.

03/12/2008 03:21

Iniciada em 2005, a Barragem Piaus, no município de São Julião, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será a primeira obra do programa a ser inaugurada no Estado.

Segundo José Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a previsão é de que a barragem seja concluída entre abril e maio de 2009. “Essa obra custará 24,5 milhões integralmente disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional”, informa, esclarecendo ainda que a barragem terá capacidade de acumular 104,5 milhões de m³ de água, que será usada para o abastecimento humano, beneficiando uma das áreas mais áridas do Piauí. “Essa barragem vai abastecer também os municípios de São Julião, Pio IX, Alagoinha, Alegrete, Campo Grande e Vila Nova”, afirma, declarando ainda que haverá a exploração da piscicultura. A barragem vai represar as águas do Rio Marçal, afluente do Rio Guaribas.

José Carvalho diz que, junto com a barragem, está sendo licitada a adutora de Piaus. “Há uma nova concepção de construir uma obra como essa, pois há um planejamento para o aproveitamento econômico”, diz.

O lago da barragem vai ocupar uma área de 1.400 hectares e por conta disso serão desalojadas algumas famílias que serão reassentadas em projeto desenvolvido em parceria do Dnocs e Secretaria das Cidades. “Serão aplicados R$ 6 milhões na construção de casas, urbanização da área com escolas, posto de saúde e posto policial, cemitérios e como há muitos cemitérios às margens dos rios, serão feitos os traslados para esse novo local”, diz.

A proposta é atuar nessa área com ações produtivas e desenvolver projetos de piscicultura e dar apoio à agricultura familiar. “Com essa barragem construída haverá um impacto social muito grande e só vamos inaugurá-la quando o assentamento estiver pronto”, comenta.

Fonte: CCOM
Edição: Portal O Dia
Repórter: Portal O Dia

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 14 horas
Em frente ao Maxxi Atacado, a ventania fez um outdoor se desprender do chão e atingir um ônibus.
há 20 horas
4ª Vara do Trabalho de Teresina homologou acordo com o MPT.
há 22 horas
O Centro poderá receber até 70 mulheres, incluindo o espaço para mulheres grávidas e em período pós-parto, e funcionará no antigo CSU do bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.
há 23 horas
Homens levaram celulares das vítimas e atiraram contra a parede a fim de evitar uma possível perseguição.