Portal O Dia

Barragem Piaus vai beneficiar Semi-árido do Estado

A barragem terá capacidade de acumular 104,5 milhões de m³ de água, que será usada para o abastecimento humano, beneficiando uma das áreas mais áridas do Piauí.

03/12/2008 03:21

Iniciada em 2005, a Barragem Piaus, no município de São Julião, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será a primeira obra do programa a ser inaugurada no Estado.

Segundo José Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a previsão é de que a barragem seja concluída entre abril e maio de 2009. “Essa obra custará 24,5 milhões integralmente disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional”, informa, esclarecendo ainda que a barragem terá capacidade de acumular 104,5 milhões de m³ de água, que será usada para o abastecimento humano, beneficiando uma das áreas mais áridas do Piauí. “Essa barragem vai abastecer também os municípios de São Julião, Pio IX, Alagoinha, Alegrete, Campo Grande e Vila Nova”, afirma, declarando ainda que haverá a exploração da piscicultura. A barragem vai represar as águas do Rio Marçal, afluente do Rio Guaribas.

José Carvalho diz que, junto com a barragem, está sendo licitada a adutora de Piaus. “Há uma nova concepção de construir uma obra como essa, pois há um planejamento para o aproveitamento econômico”, diz.

O lago da barragem vai ocupar uma área de 1.400 hectares e por conta disso serão desalojadas algumas famílias que serão reassentadas em projeto desenvolvido em parceria do Dnocs e Secretaria das Cidades. “Serão aplicados R$ 6 milhões na construção de casas, urbanização da área com escolas, posto de saúde e posto policial, cemitérios e como há muitos cemitérios às margens dos rios, serão feitos os traslados para esse novo local”, diz.

A proposta é atuar nessa área com ações produtivas e desenvolver projetos de piscicultura e dar apoio à agricultura familiar. “Com essa barragem construída haverá um impacto social muito grande e só vamos inaugurá-la quando o assentamento estiver pronto”, comenta.

Fonte: CCOM
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 6 horas
A prova será realizada no dia 15 de novembro de 2014, das 9 às 12 horas.
há 10 horas
O calendário divulgado hoje corresponde ao atendimento no período de 23 a 27 de outubro
há 12 horas
Corpo de Paulo Sérgio Fernandes dos Santos foi encontrado por populares boiando no rio Igaraçu, em Parnaíba.
há 14 horas
Francisco Manoel colidiu sua motocicleta frontalmente contra um Pajero e morreu no local.