Portal O Dia

Teresina recebe evento de MMA neste fim de semana no Verdão

PI Pro Fighter reunirá lutadores de todo o país

04/08/2011 18:02

Acontecerá nesta sexta (06), a partir das 18 horas no Ginásio Verdão, mais uma edição do PI Pro Fighter, torneio de MMA (mixed martial arts, ou artes marciais mistas, em português) que mobiliza os competidores e o público dos eventos de luta na região.

Esta é a segunda edição do PI Pro Fighter em 2011. A primeira aconteceu em maio, quando o lutador piauiense Sávio Blade sagrou-se campeão. No evento deste sábado acontecerão 5 combates, envolvendo lutadores locais e de expressão nacional.

Outro destaque é a arbitragem da lutas, que ficará a cargo de Willamy "Chiquerim" Freire, bicampeão dos leves do Shooto Japão e ex-lutador do UFC (Ultimate Fight Championship), o mais importante torneio de MMA do mundo.

Mixed Martial Arts

As Artes Marciais Mistas (conhecidas como MMA - mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. Os números do MMA impressionam. Nas últimas edições, o evento americano UFC (líder no mercado) vendeu em média 1 milhão de assinaturas de PPV (pay-per-view), gerando uma receita de U$ 40 milhões e mais 20.000 ingressos para assistir no ginásio, com bilheteria de mais de U$ 4 milhões. Atualmente, o MMA está sendo disputado em todos os continentes - os países que mais formam lutadores são o Brasil, Japão, Estados Unidos e Rússia.

Diferente de outras épocas, agora as Artes Marciais Mistas gozam de prestigio e respeito no meio esportivo. Ao contrário do antigo Vale-Tudo, no MMA existem regras definidas, respeito ao adversário e cuidados com a saúde dos lutadores. "O MMA está cada vez mais profissional. E o Piauí está nesse contexto", ressalta Luciano Carvalho, presidente da Federação Piauiense de MMA.

Confira agora como ficaram os combates deste sábado:

1ª Luta

Abelardo Italo - PI - Bi campeão Piauiense de Jiu Jitsu

Juscelino Pópó - CE - Campeão Cearense de Muay Thay

2ª luta

Pedro "Babu" - PI - Bicampeão Norte Nordeste de JiuJitsu

Jesus Santiago - PI - 8 lutas de MMA - Professor de boxe e boxe chinês em Teresina

3ª Luta

Sávio Blade - PI - Campeão PI PRO FIGHTER

Neto Fúria - CE - Campeão Brasileiro de Muay Thay

4ª Luta

Vitor Naíba - RJ - Campeão Carioca de Muay Thay

Luan Campos - CE - Tetracampeão Cearense de Muay Thay

5ª Luta

Cristovão "INDIO" - CE - Campeão Brasileiro de Muay Thay

Antonio Carlos "BUIU" - Bicampeão Mundial de JiuJitsu

Fonte: Ascom
Edição: Wenner Tito

Deixe um comentário

Tópicos MMA PI Pro Fighter,

Veja também

há 20 horas
Ídolo retorna ao time, que terá todos os titulares nesta quinta, contra o Emelec.
há 1 dia
Tira-teima mostra atacante do Cruzeiro em posição regular ao receber passe. Árbitro marcou impedimento e jogo terminou com vitória celeste por 1 a 0
há 1 dia
Atacante foi convencido pelo técnico do Liverpool a ficar. Mudança de postura do time ocasionou evolução do uruguaio em campo, que despertou interesse do Barcelona.
há 1 dia
Ex-jogador não aceita proposta do treinador e pede salário do Flamengo.