• Patrimonio preco justo 2016

Teresina recebe evento de MMA neste fim de semana no Verdão

PI Pro Fighter reunirá lutadores de todo o país

04/08/2011 18:02h

Acontecerá nesta sexta (06), a partir das 18 horas no Ginásio Verdão, mais uma edição do PI Pro Fighter, torneio de MMA (mixed martial arts, ou artes marciais mistas, em português) que mobiliza os competidores e o público dos eventos de luta na região.

Esta é a segunda edição do PI Pro Fighter em 2011. A primeira aconteceu em maio, quando o lutador piauiense Sávio Blade sagrou-se campeão. No evento deste sábado acontecerão 5 combates, envolvendo lutadores locais e de expressão nacional.

Outro destaque é a arbitragem da lutas, que ficará a cargo de Willamy "Chiquerim" Freire, bicampeão dos leves do Shooto Japão e ex-lutador do UFC (Ultimate Fight Championship), o mais importante torneio de MMA do mundo.

Mixed Martial Arts

As Artes Marciais Mistas (conhecidas como MMA - mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. Os números do MMA impressionam. Nas últimas edições, o evento americano UFC (líder no mercado) vendeu em média 1 milhão de assinaturas de PPV (pay-per-view), gerando uma receita de U$ 40 milhões e mais 20.000 ingressos para assistir no ginásio, com bilheteria de mais de U$ 4 milhões. Atualmente, o MMA está sendo disputado em todos os continentes - os países que mais formam lutadores são o Brasil, Japão, Estados Unidos e Rússia.

Diferente de outras épocas, agora as Artes Marciais Mistas gozam de prestigio e respeito no meio esportivo. Ao contrário do antigo Vale-Tudo, no MMA existem regras definidas, respeito ao adversário e cuidados com a saúde dos lutadores. "O MMA está cada vez mais profissional. E o Piauí está nesse contexto", ressalta Luciano Carvalho, presidente da Federação Piauiense de MMA.

Confira agora como ficaram os combates deste sábado:

1ª Luta

Abelardo Italo - PI - Bi campeão Piauiense de Jiu Jitsu

Juscelino Pópó - CE - Campeão Cearense de Muay Thay

2ª luta

Pedro "Babu" - PI - Bicampeão Norte Nordeste de JiuJitsu

Jesus Santiago - PI - 8 lutas de MMA - Professor de boxe e boxe chinês em Teresina

3ª Luta

Sávio Blade - PI - Campeão PI PRO FIGHTER

Neto Fúria - CE - Campeão Brasileiro de Muay Thay

4ª Luta

Vitor Naíba - RJ - Campeão Carioca de Muay Thay

Luan Campos - CE - Tetracampeão Cearense de Muay Thay

5ª Luta

Cristovão "INDIO" - CE - Campeão Brasileiro de Muay Thay

Antonio Carlos "BUIU" - Bicampeão Mundial de JiuJitsu

Fonte: Ascom
Edição: Wenner Tito

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas

River estreia na Copa Nordeste sendo goleado por 3 a 0 pelo Fortaleza

Com um gol do River anulado, o jogo foi marcado por forte marcação e chutes arriscados. A partida ainda teve o reencontro dos ex-riverinos Eduardo e Flávio com a antiga equipe.

há 10 horas

"Não decidi se Neymar é inocente", diz juiz a jornal

Fã de futebol, o juiz no entanto preferiu não entregar para quem torce. "Tenho um time de coração, mas é melhor não revelar. Não seria apropriado".

há 16 horas

Messi está recuperado de pequena cirurgia nos rins, revela Luis Enrique

Treinador confirma retorno do argentino ao time no jogo contra Celta, neste domingo

há 16 horas

Búlgaro que ficou marcado pela Copa de 94 morre vítima de ataque cardíaco

Apelidado de Lobo, por conta da aparência marcante, Trifon Ivanov fez parte do elenco que levou a equipe do leste europeu à semifinal do Mundial dos Estados Unidos

há 16 horas