Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sisu: número de inscritos no Piauí é 10 vezes superior às vagas

Neste ano, o Piauí obteve 82.173 candidatos inscritos.

23/01/2015 16:07

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o Piauí teve 82.173 candidatos inscritos no Sisu. Ao todo, as foram ofertadas 7.919 vagas em quatro instituições públicas de ensino, no estado, levando a concorrência a uma média de 10 candidatos por vaga.

As vagas estão distribuídas entre a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), com o maior número, 3.554 vagas, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 3.100 vagas, nos seus 12 campi, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com 1.175 vagas e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ofertando 90 vagas no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

No Piauí, do total de vagas ofertadas, 1.984, estão destinadas a estudantes inscritos por meio da Lei de Cotas, o que equivale a 25% do total. As vagas reservadas para ações afirmativas compreendem 12%, 940 vagas.

As inscrições para a edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2015 foram encerradas ontem (22) e bateu recorde, com mais de 2,6 milhões de inscritos. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

Para quem não conseguiu garantir sua vaga através do Sisu, poderá se inscrever no Prouni. As inscrições serão abertas dia 26. Também podem concorrer ao financiamento estudantil (Fies). O Ministério da Educação ainda oferece o Sisutec e o Pronatec, para quem quer cursar o ensino técnico profissionalizante.

Três adolescentes que cumpriram medida socioeducativa se classificam 

Três adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas conseguiram classificação no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As provas foram aplicadas no último mês de dezembro, no Centro Educacional Masculino (CEM) e 7 adolescentes concorreram ao certame.

Dos três adolescentes que a época do exame estavam sob o cumprimento de medidas socioeducativas, um já se encontra em liberdade; os outros dois estão na condição de Liberdade Assistida.

Para o gerente da Unidade de Atendimento Socioeducativo, da Sasc, Herberth Neves, o fato dos adolescentes terem alcançado o número de corte mínimo no Sisu já é um fato louvável. �€œSe nós observarmos que muitos estudantes não conseguiram esta nota mínima para concorrer às vagas, e esses jovens que até pouco tempo estavam cumprindo as medidas em nossas casas alcançaram, é algo que podemos falar de muito positivo para o nosso sistema que visa a ressocialização�€, diz.

Mais de meio milhão dos estudantes que concorreram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil obtiveram nota zero na prova e cerca de duzentos e cinquenta mil alcançaram a pontuação máxima na redação, de acordo com o Ministério da Educação.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: