Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem a menor taxa de abstenção do Enem no Brasil

Dos 149 mil inscritos no Exame no Estado, mais de 11 mil compareceram. Provas canceladas em centro universitário acontecerão em dezembro.

06/11/2017 13:52

O Piauí teve a menor taxa de abstenção no primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2017. Os dados divulgados neste domingo (05) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) revelam que dos 149.154 inscritos no estado, 111.418 compareceram aos centros de aplicação. A taxa de presentes foi de 74,70%, uma das mais altas de todo o Brasil, enquanto a taxa de abstenção foi de apenas 25,30%, ou seja, 37.736 candidatos não fizeram a prova.

O primeiro dia do Enem foi marcado por certa tranquilidade no Piauí no que diz respeito às ocorrências policiais. ´´Na parte de segurança pública, nós conseguimos zerar as ocorrências do Enem 2017. Nenhum aluno foi pego com pontos eletrônicos ou celulares e não tivemos também nenhum outro registro relacionado à segurança. Domingo que vem continuamos a mesma operação, com o mesmo efetivo de policiais e a mesma quantidade de viaturas. O planejamento continua´´, informou o capitão Audivan Nunes, comandante do Centro Integrado de Operações do Enem no Piauí.

No entanto, mesmo sem ocorrências envolvendo irregularidades na aplicação das provas, 1.176 alunos que foram fazer o Exame em um Centro Universitário na zona Leste de Teresina  não conseguiram nem iniciar a primeira etapa do Enem. Isso porque a falta de energia no local acabou cancelando as provas que seriam aplicadas em 21 salas.

Por meio de nota, o Inep já informou que as provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos desse grupo de candidatos será reaplicada nos dias 12 e 13 dezembro, junto com a população privada de liberdade. Eles farão o segundo dia de avaliação normalmente no próximo domingo (12). Além de Teresina, também houve cancelamento de provas por falta de energia na cidade de Uruaçu, em Goiás.

Cenário nacional

Em todo o Brasil, 273 candidatos foram eliminados no primeiro dia de Enem 2017, sendo 264 por descumprimento de regras gerais do edital e nove por terem sido pegos pelos detectores de metal nas entradas dos centros de aplicação. A abstenção geral chegou à casa dos 30,2%, a maior já registrada nos últimos nove anos de Enem. Foram 6,73 inscritos, dos quais 4,69 milhões compareceram para as provas e pouco mais de dois milhões estiveram ausentes.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Letícia Santos
Mais sobre: