Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de energia cancela provas de mais de mil alunos na Uninovafapi

Interrupção no fornecimento foi causada por um disjuntor interno que queimou devido à sobrecarga. Inep ainda não se pronunciou sobre o assunto. Candidatos passaram mal.

05/11/2017 16:42

Os 1.176 alunos que faziam o primeiro dia da prova do Enem 2017 no Bloco G do Centro Universitário Uninovafapi, na zona Leste de Teresina, tiveram suas provas canceladas devido a uma falta de energia no local de aplicação. A luz foi embora cerca de 15 minutos antes do início da prova, retornado cerca de uma hora e meia depois, mas teria voltado a cair por mais duas vezes, sem retorno.  O problema atingiu as 21 salas do bloco, cada qual com 56 estudantes para fazer o exame. Pelo menos duas pessoas passaram mal por conta dos imprevistos e do calor, uma delas seria gestante.

Em conversa com a reportagem de O Dia, o candidato Patrick Santos relatou toda a situação. “A janelas da sala são pequenas e do lado do sol. O calor era muito grande, teve gente que passou mal e precisou ser atendida por paramédicos. Nós, então, fomos para o corredor, mas chegavam com ameaça de nos eliminar, porque não podia sair da sala. A gente não tinha nem noção do tempo direito, porque relógio é proibido, eram os fiscais que nos informavam a hora e dependendo do tempo que perdêssemos, podíamos até nos recusar a fazer a prova. Não podia ligar o ar condicionado que a energia caía de novo”, conta.


Patrick Santos (Foto: Jailson Soares/O Dia)

O candidato lamentou a situação e disse que não só os estudantes de sua sala, mas de salas em outros andares do Blobo G também se recusaram a fazer a prova depois que perceberam que o problema não se resolvia. Para Patrick, a situação a que foi submetido junto com os outros candidatos era desumana e não havia condições de ficar até a noite fazendo a prova depois de todos os transtornos.

“Quando decidimos que cancelar seria a melhor saída, todos os presentes assinaram uma lista de frequência porque só os que compareceram hoje é que vão poder fazer a prova que vai ser marcada para outro dia. A segunda prova, do próximo domingo, nós vamos fazer. Mas essa da Redação, temos que aguardar o posicionamento do Inep”, finaliza.

O problema

Por meio de nota, a Eletrobras Distribuição Piauí informou que a interrupção no fornecimento de energia que afetou a Uninovafapi foi ocasionada por um defeito interno nas instalações do próprio Centro. Equipes da companhia de distribuição estiveram no local e constaram que o disjuntor interno acabou queimando por conta da sobrecarga.

A Eletrobras chegou a fazer a substituição do equipamento afetado por outro fornecido pela própria Uninovafapi, mas após a medição realizada pela companhia, foi constatada nova sobrecarga e a queda de energia se repetiu. A organização então decidiu anular a realização das provas no Centro Universitário.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não se manifestou sobre o assunto, mas afirmou que já está ciente do caso e que vai averiguar a situação e calcular os danos causados aos alunos e ao Enem. A instituição deve se pronunciar nas próximas horas por meio de nota oficial.

Por: Letícia Santos e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: