Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem a segunda menor abstenção do Nordeste nas eleições

Com uma taxa de abstenção de 15,71%, o número de eleitores piauienses que optaram por não comparecer às urnas no Estado caiu 3,19% em relação às eleições gerais de 2014.

08/10/2018 10:56

Finalizada a apuração das eleições gerais no Piauí, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os dados referentes aos votos computados por cada candidato individualmente, bem como ao número de comparecimentos, abstenções, votos nulos e votos em branco.

O que chama a atenção é que o Piauí é o segundo Estado com a menor taxa de abstenções nestas eleições em toda a Região Nordeste. Nos 224 municípios, 372.423 piauienses deixaram de votar, o que em números percentuais representa um total de 15,71% de todo o eleitorado do Estado. A quantidade de eleitores piauienses que optaram por não votar neste pleito caiu 3,19% em comparação com as eleições de 2014, quando 18,90% se abstiveram de exercer seu direito ao voto.

Em comparação com os outros estados do Nordeste, o Piauí ficou atrás somente da Paraíba, que contabilizou uma abstenção de 15,04% nestas eleições. Foi o Estado da Bahia, que possui um dos maiores colégios eleitorais do Brasil, onde se registrou a maior taxa de abstenção neste pleito no Nordeste: 20,74%, o que em números absolutos significa dizer que mais de 2,15 milhões de eleitores baianos não votaram.

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, comentou o número de eleitores faltoso neste pleito: "esse índice era previsível, mas nessa eleição o eleitor participou mais, apesar das filas. Acho que essa porcentagem se dá por conta da descrença do eleitor. Muita gente está cansada de política. Mas esse não deve ser o pensamento, a gente tem que participar como cidadão", disse.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Brancos e nulos

No Piauí, a maior quantidade de votos brancos se concentrou na eleição para senador: foram 6,47% (258.543 votos) no total. Já para governador, os votos em branco contabilizaram um total de 3,17% (63.237 votos); para deputado federal, foram registrados 78.267 votos em branco (3,92%) e para deputado estadual 67.747 ou 3,39% votos brancos.

No que respeita a votos nulos, o maior percentual do Piauí se encontra na eleição para senador, assim como aconteceu com os votos em branco. 655.717 eleitores do Estado (16,41%) anularam sua escolha para o cargo de senador. Em seguida aparece com a maior quantidade de votos nulos no Estado a eleição para governador (9,89%), seguido de deputado federal (6,58%) e deputado estadual (5,66%).

Com relação à participação do Piauí nas eleições presidenciais, foi o Estado que deu a maior vitória proporcional ao candidato do PT, Fernando Haddad, com 63% dos votos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: