Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Publico Estadual realiza inspeção em seções eleitorais

Membros do MPE verificam o andamento do processo eleitoral e a ocorrência de imprevistos com as urnas

28/10/2018 10:09

A promotora Marlúcia Evaristo e o juiz João Bittencourt estão realizando inspeções nas escolas que compõem a 98° zona em Teresina. O objetivo é verificar o andamento do processo eleitoral e observar, se houver, a ocorrência de imprevistos com as urnas, por exemplo.

Segundo o Juiz, não foi registrado, até o momento, nenhum caso fora do previsto pela Justiça. "Estamos fazendo uma vistoria para saber sobre ocorrências, mas está tudo transcorrendo na tranquilidade. O voto está sendo rápido e não temos nenhum imprevisto", disse Bittencourt.

A promotora ressaltou também a importância dos eleitores comparecerem às urnas. "Cremos que não haverá incidente nenhum. Os eleitores podem vir com bastante tranquilidade, as filas estão pequenas e o eleitor pode vir consciente depositar o seu voto", pontuou Marlúcia.

O eleitor que não compareceu à votação na primeira etapa do processo, no dia 07 de outubro, poderá votar normalmente neste domingo (28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Quem não votar é obrigado a justificar a ausência em até 60 dias. Portanto, quem não votou no 1° turno poderá votar neste domingo. Se mesmo assim o eleitor não comparecer e não justificar, o cidadão terá que pagar multa à Justiça Eleitoral e está passível à sanções, como ficar impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, por exemplo.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: