Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é o segundo Estado com menor número de candidatos a deputado estadual

De acordo com o TSE, foram solicitados apenas 245 candidatos para o cargo.

23/07/2014 07:16

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista com todas as informações dos 24,9 mil candidatos que solicitaram registro de candidatura na eleição geral deste ano. Segundo dados do Tribunal, o Piauí é o segundo Estado do país que menos registrou candidatos ao cargo de deputado estadual este ano. Foram solicitados os registros de apenas 245 candidatos para este cargo.

O Piauí possui apenas 30 vagas de deputado estadual na Assembleia Legislativa o que torna a disputa bastante acirrada. Os custos com os altos investimentos necessários para a eleição de um deputado no Estado também justificam o pequeno interesse pelo cargo. Depois do Piauí, o estado do Sergipe foi o que menos realizou o registro para deputado estadual, contabilizando o total de apenas 174 registros.

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais registraram pedidos de candidatos a deputado estadual. O maior colégio eleitoral do país, São Paulo apresentou 1.987 pedidos. O Rio de Janeiro veio logo atrás com 1.977. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais vagas na Câmara dos Deputados, respectivamente 70, 53 e 46 cadeiras nas Casas legislativas.

Para o cargo de deputado federal, o Piauí registrou o total de 109 pedidos de candidaturas. O Estado de Sergipe registrou 82 candidatos e o Rio Grande do Norte apenas 97. A Justiça Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar os processos referentes a todos os pedidos de registro de candidaturas

Por: Lídia Brito - Jornal O Dia
Mais sobre: