Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œDever de casa" é importante, mas em excesso pode ter efeito contrário

Especialista lembra que essas tarefas não podem tomar todo o tempo livre da criança, impedindo que ela realize outras atividades

05/08/2015 07:20

O dever de casa, que teoricamente é um complemento do aprendizado em sala de aula, em alguns casos acaba sendo um fardo para as crianças. Muitas delas veem a grande quantidade de atividades escolares passadas pelos professores como algo chato e cansativo, e resistem a fazê -las em casa. Esse tipo de situação é muito comum, e pode ser prejudicial ao processo de ensino aprendizagem.

“Criou-se uma concepção que a escola boa é aquela que tem muita tarefa em casa, e atividade, que em alguns casos acabam sendo desnecessários. Esse excesso faz com que a criança fique cansada mentalmente e fisicamente, além do desgaste ambiental”, avalia a psicopedagoga Josandra Barbosa.

A especialista explica que o “dever de casa” tem um papel importante na aprendizagem, mas que quando é excessivo pode ter um efeito contrário ao esperado. “É um complemento do que é ensinado na escola, e um incentivo para que o aluno continue estudando, mas não pode ser algo que tome todo o tempo livre da criança, e a impeça de realizar outras atividades, como brincar, por exemplo”, explica.

Segundo Josandra, para evitar transtornos por conta das atividades passadas para casa pelos professores, os pais tem um importante papel. “Cabe a eles organizar os horários da criança, para que ela não se sinta sufocada apenas com atividades escolares”, alerta.

Organizar os horários é justamente a estratégia de Rita Rufino, mãe Giovana de 9 anos, e de Vitor de 6 anos. Ela conta, apesar da rotina atarefada, procura auxiliar aos filhos nas atividades escolares. “O tempo, quando bem distribuído, permite que a criança faça as atividades escolares, e outras atividades como a prática de esportes. Procuro sempre organizar os horários deles, como a escola orienta”, afirma.

A mãe de Giovana e Vitor também acredita que aprender a organizar os horários pode ser importante para vida adulta dos filhos. “Disciplina é importante em todos os momentos da vida da pessoa. Aprender a lidar com horários faz com eles se tornem adultos com responsabilidade”, avalia Rita. Na avaliação da psicopedagoga, Josandra Barbosa, a escola também de se readequar às necessidades dos alunos, e procurar formas de avaliar o aprendizado.

“Deveriam fazer estudos qualitativos em cima dos próprios alunos, para refletir se a quantidade de tarefa não traz desconforto, problemas motores. É importante que as escolas avaliem não pela quantidade, mas pela qualidade do que o aluno produz”, recomenda a psicopedagoga.
Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: